domingo, 31 de agosto de 2014

Antes de tudo convertei o coração ao Senhor


"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás"  Mateus 4.1-10

Os judeus estavam irados pelos dias que Jesus nasceu.No Egito eram escravos em terra alheia, agora, o povo de Israel estavam escravos dentro da própria terra dada por Deus. 
Um  país dominado não tem autonomia - são impostos pesados,  não há exército, não há moradia própria. Imagine o que é alguém dizer que você não pode ter perspectiva de vida? 

Israel que tinha um domínio grandioso, era próspero e quando Jesus nasceu a nação estava debaixo do domínio romano.

O cenário era de total descrédito, o povo de Deus não tinha liberdade de ser uma nação, se eles plantavam a maior parte da colheita era para o exército Romano... o povo não tinha paz e almejava a chegada do Messias, do libertador político do império de Roma. 

Por aqueles dias se levanta João Batista dizendo: "Arrependei-vos e convertei-vos porque é chegado o reino de Deus." E quando Jesus chegou, João Batista disse: “É Ele, é Ele o Messias!” e o batizou, ele queria ser batizado por Cristo, mas, importava que Jesus fosse batizado por ele.

Antes de Jesus iniciar o ministério foi levado por Deus ao deserto, porque agora ele travaria uma luta com quem derrotou o homem, travaria uma guerra com Lúcifer.

O Senhor o levou ao deserto e o deixou sozinho. O primeiro homem estava só no Éden e foi derrotado, e o segundo homem, o segundo Adão, ficou sozinho e venceu o diabo no deserto.
Satanás fez várias propostas para Jesus e a terceira proposta foi: “Me adore”, querer ser adorado, ser igual a Deus, foi o motivo que tornou Lucifer em diabo. 

O homem quer ser honrado, exaltado, isso faz parte da natureza.  Em resposta a proposta do diabo Jesus disse: “Somente ao Senhor  teu Deus adorarás!”  Só Deus merece toda a adoração.
Vença suas necessidades, seus anseios primeiro e  depois Deus enviará os  seus anjos para lhe servirem.

Quem sabe seu problema foi uma decepção e você almeja a justiça divina. Entenda que a vida é feita de provas e decepções e todas as decepções que você tem na vida servem para lhe aproximarem mais de Deus.  São uma mola propulsora para confiar mais em Deus. 

O Senhor é que vai tratar com quem te humilhou, celebre a sua vida! Deseje a sua vitória, sem se preocupar com a derrota de quem lhe ofendeu,  porque Deus é quem guerreia sua causa!


O povo Judeu acreditava que Jesus seria como Sansão, Davi, mas Jesus antes de libertar todos nós para uma vida frutífera, poderosa e de poder,  quer primeiro libertar o homem do seu pecado.

“E, deixando Nazaré, foi habitar em Cafarnaum, cidade marítima, nos confins de Zebulom e Naftali; Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz: A terra de Zebulom, e a terra de Naftali, Junto ao caminho do mar, além do Jordão, A Galiléia das nações; O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; aos que estavam assentados na região e sombra da morte,A luz raiou. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.” Mateus 4.13-18.


Na sua trajetória ministerial, Jesus chamou discípulos, e quem Ele chamou, precisou largar alguma coisa. Muitas vezes, quando vamos servir ao Senhor precisamos abrir mão de alguma coisa, isso faz parte da caminhada cristã.


“Então eles, deixando logo as redes, seguiram-no.” Mateus 4.20 . Não é fácil seguir a Cristo! É necessário renúncia. “E seguia-o uma grande multidão da Galiléia, de Decápolis, de Jerusalém, da Judéia, e de além do Jordão.” Mateus 4.25.
Antes de nos preocuparmos com o que receberemos do Senhor devemos nos preocupar que o nosso coração esteja convertido a Ele.

Israel se preocupava numa libertação política e Deus queriam que eles convertessem o coração a Ele.
Por amor a nós, o Senhor permite que alguns ‘quebrem a cara’, em suas prioridades,  para que entendamos que antes de tudo na nossa vida deve ser Deus. 


Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário