terça-feira, 5 de junho de 2012

Até onde Deus se responsabiliza por algo que ele mesmo mandou fazer?


“Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR. E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.” 1 Samuel 16:1-3

Nesse texto Deus exorta o profeta Samuel quanto ao seu comportamento com Saul. Deus já havia rejeitado o rei Saul, mas Samuel ainda tinha dó dele.

Muitas vezes queremos ser melhores que Deus e questionamos ao Senhor acerca do que estamos passando, não conseguimos entender porque determinadas coisas estão acontecendo.

Deus não negocia e nem faz acordo com os seus princípios. Por isso precisamos entender que:

- Deus sempre trabalha com propósitos
 Nenhum de seus planos pode ser frustrado.

- Deus estará sempre refém da Sua Palavra

A Palavra de Deus é imutável e Ele vela pela Sua palavra para fazê-la cumprir. Naquela época Samuel era a representação máxima de Deus na terra. A voz dele era a voz de Deus. Abro um parêntese para dizer que muitas pessoas estão substituindo Deus pelo profeta.

- Deus sempre reconhece a estrutura humana 

Estrutura fala de base de sustenção, vida de maturidade, experiências na fornalha da vida.  A nossa estrutura determina o tipo de peso que suportaremos.

Deus não nos dá fardo maior do que possamos suportar. Ele jamais exigirá de nós aquilo que não podemos corresponder.  O Senhor respeita a nossa estrutura.

Quando o Senhor entende que não temos condições de levar a cabo o que Ele nos pediu para fazer,  Ele nos dá o plano ‘B’. 

A Bíblia diz no  livro de provérbios que como maçãs em salva de prata, assim é a palavra dita ao seu tempo. Samuel precisava sair dessa ‘enrascada’ que Deus havia o colocado. Se ele não tinha fé para ir a casa de Jessé, Deus o respeitava.

Entenda: antes de Deus nos comissionar a uma grande missão, Ele nos prepara na Escola do  Deserto.
Quando somos  bebês na fé, Deus nos carrega nos braços porque ainda não temos estrutura. Deus trabalha conosco  conforme a nossa estrutura.

Samuel era  um homem exemplar, mas ele falhou nessa área. Quando ele chegou na casa de Jessé e viu Eliabe, disse: “Eis aí o escolhido do Senhor.” Deus o repreendeu e disse que Eliabe, fora rejeitado.

Temos a tendência de nos apegar aos profetas, mas somente Deus tem a palavra certa.
Além da estrutura, Deus trabalha na vida do homem através da fé. O que atrai a presença de Deus na nossa vida, não é o nosso sofrimento, nem as nossas lágrimas, mas a nossa fé.

No tanque de Siloé, haviam muitos enfermos, mas só foi curado o que há 38 anos esperava pelo milagre, aquele homem tinha fé. Só chegamos onde a nossa fé alcança!

Quando Deus nos pede algo, Ele nos dá tempo para sabermos se estamos dispostos a fazê-lo.

Abraão não êxitou  em obedecer a Deus porque ele sabia que morto não gerava descendência e sabia que o Senhor era poderoso para ressuscitar seu filho.

- Deus trabalha conforme a atitude do homem

Não adiante você passar pela fornalha da aflição, se estruturar, ter fé e não ter atitude. Existem pessoas preparadas, cheias de fé, mas sem atitude. A atitude é que vai diferenciar, colocar à parte, revelar a estrutura e a fé que foi forjada na estrada do Evangelho.

Jacó tinha promessa, mas o seu próprio nome já o denunciava. Ele era tudo que um homem não desejava ser, enrolado, trapaceiro, e somente quando tomou uma atitude, passou o vale de Jaboque e lutou com o anjo, perseverando, a vida dele foi transformada.

Mas quando é que Deus não se responsabiliza?

-  Quando nos precipitamos e saímos do projeto de Deus
- Quando somos desobedientes

As promessas de Deus se cumprirão na nossa vida quando estivermos alinhados com o que a Palavra de Deus diz.

Deus tem compromisso conosco quando temos compromisso com a Sua Palavra. Tudo que Deus nos prometeu está ainda na ordem do dia, mas tudo dependerá de nós.

Temos que ter estrutura, fé e atitude!

Pr. Rogério Dantas
Edição: Renata G. Santana





Um comentário: