terça-feira, 5 de junho de 2012

Decisão: O problema da adolescência/ juventude


“Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.” Eclesiastes 11:9

Dentre os grandes desafios por que passa nossa juventude de hoje está o terrível e aterrorizante sentimento de solidão. Alguns adolescentes/jovens nesta fase passam por mudanças tanto em seu físico quanto emocional e espiritualmente, sentem-se despreparados com tanta informação que são obrigados a absorver, fora a cobrança cada vez maior dos “mais velhos” que os querem perfeitos. 

E com tanta cobrança e falta de compreensão (porque eu sei que é uma idade em que os filhos já se sentem os donos do saber) os leva a um estado de solidão, mesmo que muito bem acompanhados (pelos pais, irmãos, pastores e professores). 

Aí que surgem as necessidades das companhias fora de casa, pessoas que entendem a sua língua, que procuram compreender sua cabeça um tanto quanto bagunçada, mesmo que segundo o padrão da sociedade sejam “más companhias”. 

Mas o que tem isto a ver se esta pessoa me entende, pode você dizer, afinal de contas você já viveu mais do que seus pais, já passou por fases como esta em sua vida e já viu muitas dessas “más companhias” levar jovens e adolescentes ao mundo das drogas, prostituição e até mesmo suicídio, pois você é o dono do saber!

Eu não acredito que esta seja uma fase de rebelião, mas é uma fase de decisão. Já tenho visto alguns adolescentes que passam esta fase sem traumas, sem sentimentos de solidão, sem aquela famosa vontade de mostrar ao mundo que ele existe. Mas afinal de contas quem passa bem esta fase, quem consegue se sentir seguro, sem se envolver com más companhias?  São os adolescentes e jovens que optaram em servir ao Senhor, cumprindo o que a palavra de Deus ensina, sendo obediente e honrando os seus pais. 

Se você é um adolescente ou jovem e está lendo este texto pode até dizer que este pastor é um utópico, vive sonhando com o que não existe, porém eu posso lhe afirmar que se você pensa assim é sinal que nunca leu Gênesis 37 ao 47, onde conta a história do adolescente José, que desde novo teve que optar em servir a Deus, e não teve nem tempo para ter os ataques de adolescente frustrado, mesmo sendo vendido pelos próprios irmãos. Este sim poderia ter todo motivo do mundo para ter  uma crise de solidão, mas no entanto ele continuou confiando no sonho que Deus havia lhe dado. 

Quero declarar uma coisa a você que está passando por esta fase e se sente solitário, Jesus prometeu em Mateus 28:20 que “sempre” estaria conosco até a consumação dos séculos. Então, a primeira coisa que você tem a fazer é recebê-lo como Senhor da sua vida e depois deixe que Ele seja o seu consolo e amigo, ouça o que Ele quer falar com você através da sua Palavra (a Bíblia) no lugar de ler revistas em quadrinhos. 

E lembre-se de uma coisa, não importa o que as pessoas dizem a seu respeito, mas sim, o que Deus já declarou que você é: “... jovens eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno”  I João 2:14b                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            


Pr. Wellington Dias da Silva
Diretor Executivo Seminário Cristo Para as Nações
Pastor da Comunidade Evangélica Nova Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário