segunda-feira, 11 de junho de 2012

Estamos com problema na empresa. Como resolver?


Uma boa alternativa é utilizar o Brainstorming ou tempestade de ideias, onde UMA pessoa poderá usar para solucionar um problema pessoal ou do GRUPO, para tentar achar uma saída para um conflito de equipe, a criação de um novo produto ou a otimização de um processo.

1) INDIVIDUAL: Num lugar calmo e tranquilo, procure responder a essas perguntas: "Como eu posso resolver... ou... O que eu preciso fazer para...?” 


Concentre-se no problema e, tão rápido quanto possível, pense em tantos modos de resolvê-lo o quanto puder.

O método mais comum é fazer uma lista escrita das ideias que você tem. Se você se sentir mais confortável dizendo suas ideias em voz alta à medida que elas vêm a sua mente, grave em seu celular e depois anote em um papel as ideias, enquanto as escuta novamente.


Às vezes, pode ser útil imaginar que um experiente professor está assistindo você resolver esse problema ou que você está dando a outra pessoa algum conselho sobre o problema. No primeiro caso, você ganha ajuda de um mentor; no segundo, você se distancia e isso poderá ajudá-lo a ter uma visão diferente problema.

2) GRUPO: nesse caso é importante seguir algumas orientações:

1. Desenvolva um enunciado para o problema e escreva num quadro visível a todos.


2. Selecione um grupo de 6 a 12 participantes [líder, membros, secretário]: devem ser escolhidas pessoas que tenham alguma experiência com o problema. É necessário não misturar os chefes com os trabalhadores.
 
Devem ser pessoas que estejam no mesmo patamar da hierarquia na organização. A maioria das pessoas não consegue se libertar, nem ser suficientemente criativo diante do seu chefe.


3. A sessão deve durar cerca de 30 minutos.


4. Selecione um grupo para avaliação de três a cinco pessoas: a composição dos membros desse grupo pode variar. Poderá consistir em pessoas que faziam parte do grupo de geração de ideias, ou na combinação de pessoas deste grupo com pessoas externas, ou de um grupo completamente novo de indivíduos.

Princípios e regras para o brainstorming:

1. Não julgar: quando geramos ideias, é necessário ignorar as justificativas, à importância da ideia, à sua aplicabilidade. Neste patamar, todas as ideias são iguais. É necessário atrasar o julgamento, enquanto ainda não se terminou a geração das ideias.


2. Quantidade de ideias: o segundo princípio é relativo à quantidade e qualidade da criatividade. Quanto mais ideias forem geradas, será mais provável encontrar uma boa solução. A técnica de brainstorming tira vantagem de associações que se desenvolvem quando se consideram muitas ideias, pois uma ideia ruim poderá levar a uma ideia excelente.


Prof. Menegatti é palestrante nas áreas de Vendas, Motivação, Liderança e Inovação. Suas palestras têm como foco direcionar pessoas a despertar ao máximo seu potencial profissional e pessoal. É autor de vários livros e DVDs, entre eles estão o livro "Talento - É fazer coisas comuns de forma extraordinária" e o DVD "Campeão de Vendas".

Siga-nos: Twitter: @profmenegatti  --  Facebook: professormenegatti 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário