terça-feira, 19 de junho de 2012

Você quer mudar a sua história? Faça diferente, tome uma decisão!


“E ao tempo em que este o apertou, então ainda mais transgrediu contra o SENHOR, tal era o rei Acaz.
Porque sacrificou aos deuses de Damasco, que o feriram e disse: Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes sacrificarei, para que me ajudem a mim. Porém eles foram a sua ruína, e de todo o Israel.
E ajuntou Acaz os utensílios da casa de Deus, e fez em pedaços os utensílios da casa de Deus, e fechou as portas da casa do SENHOR, e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém.
Também em cada cidade de Judá fez altos para queimar incenso a outros deuses; assim provocou à ira o SENHOR Deus de seus pais. Ora, o restante dos seus atos e de todos os seus caminhos, tanto os primeiros como os últimos, eis que estão escritos no livro dos reis de Judá e de Israel.
E dormiu Acaz com seus pais, e o sepultaram na cidade, em Jerusalém; porém não o puseram nos sepulcros dos reis de Israel; e Ezequias, seu filho, reinou em seu lugar.
  2 Crônicas 28:22-27

Pensa num indivíduo lambão – esse era Acaz e com as suas atitudes erradas, Acaz trouxe  adversidade para o seu reinado. Ele viu humilhação, estrupo, assassinato, crise financeira, espiritual – os problemas para ele vinham aos montes. Então ele resolveu adorar o deus dos Sírios. Como nada de ruim dura para sempre, assim como nada de bom também,  Acaz morreu e o reino passou adiante.

O reino estava sem dinheiro, sem exército, sem auto-estima, o povo só apanhava, estava sem espiritualidade e quem herdou o trono foi um garoto de 25 anos – Ezequias.

Podemos aprender algumas lições com Ezequias:

- Só herdamos a  herança se quisermos

Ezequias cresceu num ambiente de derrota e poderia ter se tornado um produto do meio, mas ele escolheu tomar um rumo diferente do que seu pai trilhou.  A vitória e a derrota estão em nossas mãos porque no que depender de Deus nós já somos vitoriosos. A decisão de nos dar a vitória não está nas mãos de Deus, está nas nossas decisões. Se tudo está dando errado na sua vida mude as suas atitudes.

“Agora me tem vindo ao coração, que façamos uma aliança com o SENHOR Deus de Israel, para que se desvie de nós o ardor da sua ira.” 2 Crônicas 29:10

Ezequias estava decidido em mudar a sua história

O dia de mudar é hoje, existem pessoas procrastinando decisões importantes. Quando estamos vivendo crises a demanda é imensa. Ezequias tinha que restaurar o exército, a auto-estima do povo, as finanças, etc.
As demandas crescem para roubar a nossa atenção. Estamos tão envolvidos nas necessidades que não conseguimos compreender o meio de mudar a situação. Não sei qual é a sua demanda, mas quero dizer uma coisa, leve  Deus para a sua vida, porque os nossos problemas são resolvidos por Ele.

Ezequias purificou o templo

No primeiro mês do reinado de Ezequias ele escancarou as portas do templo e mandou fazer uma limpeza, tirarando do santuário toda a imundícia. Por quê? Porque Deus não divide a Sua glória com ninguém. Quer ver Deus agindo na sua vida? Tire toda a sujeira que separa você d’Ele.
Não encarar o problema é que nem usar cartão de crédito, é divertido na hora de gastar, mas uma hora a fatura chega. Você não pode impedir que coisas ruins invadam a sua mente, mas você pode impedir que elas morem ali.

Ezequias restituiu e celebrou a páscoa

Grave nas suas memórias o que Deus já fez por você, porque quando você enfrentar o inimigo lá na frente, você vencerá. Liste na sua memória o que o Senhor já fez por você.

Ezequias pediu oferta

Dinheiro quando sai do seu bolso pode ser dinheiro, mas quando entra na salva vira semente. A oferta tem que ser dada com alegria!

Um dia a adversidade chegou na vida de Ezequias

“Depois destas coisas e destes atos de fidelidade, veio Senaqueribe, rei da Assíria e, entrando em Judá, acampou-se contra as cidades fortes, a fim de apoderar-se delas.
2 Crônicas 32:1

O exército assírio era poderosíssimo e nenhuma nação conseguiu resistir o seu exército. Senaqueribe enviou uma carta atrevida para Ezequias e o Rei Ezequias disse ao povo: “Sede corajosos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, pois há conosco um maior do que o que está com ele.Com ele está um braço de carne, mas conosco o Senhor nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear por nós. E o povo descansou nas palavras de Ezequias, rei de Judá.” 
2 Crônicas 32:7 e 8.

Quando a situação ficar ruim, chame gente boa para ficar perto de você

“Mas o rei Ezequias e o profeta Isaías, filho de Amoz, oraram por causa disso, e clamaram ao céu.2 Crônicas 32:20

“Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios... “ Sl 1

Diante da afronta, da ameaça, Ezequias e Isaias oraram e Deus enviou um anjo que deu conta do recado – “Então o Senhor enviou um anjo que destruiu no arraial do rei da Assíria todos os guerreiros valentes, e os príncipes, e os chefes. Ele, pois, envergonhado voltou para a sua terra; e, quando entrou na casa de seu deus, alguns dos seus próprios filhos o mataram ali à espada.” 
2 Crônicas 32:21

Qual é o seu problema? A Bíblia diz que Deus dará ordem aos seus anjos a seu respeito! O anjo matou todos os valentes – não matou os covardes, matou os valentes. Isso foi um marketing tremendo, quem era covarde no meio dos assírios, ficou mais covarde ainda.

Depois destas coisas todas os reis das nações vieram trazer presentes para  Ezequias. O Senhor mudou a história de Ezequias, sabe  porquê? Porque ele decidiu  tomar atitudes diferentes que seu pai tomou.

Você pode ter gostado  muito de uma ministração, de algo que Deus usou alguém para te  falar, mas se você não fizer nada a respeito, não valerá de nada.
Tome uma atitude!

Pr. Claudio Duarte
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário