domingo, 3 de junho de 2012

Confie em Deus!


“Dos filhos de Rúben, e dos gaditas, e da meia tribo de Manassés, homens muito valentes, que traziam escudo e espada, e entesavam o arco, e eram destros na guerra; houve quarenta e quatro mil e setecentos e sessenta, que saíam à peleja.

E fizeram guerra aos hagarenos, como a Jetur, e a Nafis e a Nodabe.
E foram ajudados contra eles, e os hagarenos e todos quantos estavam com eles foram entregues em sua mão; porque, na peleja, clamaram a Deus que lhes deu ouvidos, porquanto confiaram nele.

E levaram presos o seu gado; seus camelos, cinqüenta mil, e duzentas e cinqüenta mil ovelhas, e dois mil jumentos, e cem mil homens.

Porque muitos caíram feridos, porque de Deus era a peleja; e habitaram em seu lugar, até ao cativeiro.
E os filhos da meia tribo de Manassés habitaram naquela terra; multiplicaram-se desde Basã até Baal-Hermom, e Senir, e o monte de Hermom.

E estes foram cabeças de suas casas paternas, a saber: Hefer, Isi, Eliel, Azriel, Jeremias, Hodavias, e Jadiel, homens valentes, homens de nome, e chefes das casas de seus pais.
Porém transgrediram contra o Deus de seus pais; e se prostituíram, seguindo os deuses dos povos da terra, os quais Deus destruíra de diante deles.

Por isso o Deus de Israel suscitou o espírito de Pul, rei da Assíria, e o espírito de Tiglate-Pilneser, rei da Assíria, que os levaram presos, a saber: os rubenitas e gaditas, e a meia tribo de Manassés; e os trouxeram a Hala, e a Habor, e a Hara, e ao rio de Gozã, até ao dia de hoje.
1 Crônicas 5:18-26

A confiança é que traz a vitória. A Bíblia é o manual de Deus para nos mostrar o porquê de derrotas na vida e o porquê de vitórias. A nossa confiança em Deus é algo que move os céus. Esse texto nos mostra que não podemos confiar apenas nos homens, a nossa confiança total deve estar em Deus.

Deus pode usar, por exemplo, um médico, um enfermeiro, um medicamento no caso de uma enfermidade, mas a nossa confiança total precisa estar no Senhor.

No texto vemos que eles eram 44.000 e  venceram, porque dependeram de Deus. Na peleja eles confiaram em Deus e o Senhor deu ouvido a eles.

Nossa confiança não está no  no horóscopo. Não somos guiados pela  lua, pelo prognóstico que  alguém proferiu contra nós. Andamos pelo que Deus nos falou e fala. A minha confiança está em Deus, eu dependo d'Ele.

Não tenho medo de mau olhado, de comer um acarajé na Bahia... Consagro a Deus e pronto. Muitas pessoas têm medo de tudo, são supersticiosas, a nossa oração tem o poder de santificar tudo, está escrito na Bíblia. A nossa confiança deve estar em Deus!

Tudo que chega às minhas mãos eu consagro ao Senhor. Ao comprar um bem oro: “Senhor, eu oro a Ti, não sei o que aconteceu antes desse bem chegar às minhas mãos, mas eu o consagro a Ti em nome de Jesus!”

Os israelitas foram ajudados por Deus, porque clamaram a Ele! Não importa o tamanho do inimigo, quando clamamos ao Senhor, Ele nos ouve.

Muitas pessoas confiam nos homens. Em quem está a sua confiança? A confiança de muitos está no pastor, nos médicos, etc, mas a nossa confiança total deve estar no Senhor.

Deus pegou aquela luta porque eles confiaram nele, não confiaram na espada, confiaram em Deus!

Às vezes em que coloquei minha confiança em alguém me decepcionei. As famílias em quem confiei por ocasião do pagamento dos lotes do templo onde a nova  igreja foi construída me decepcionaram. Aquelas pessoas foram embora da igreja no momento em que mais precisava financeiramente delas e  Deus me mostrou claramente que tirou aquelas pessoas da igreja porque a minha confiança estava nelas.

Mas graças ao Senhor que em Sua infinita misericórdia olhou pra nós novamente e conseguimos pagar os lotes e construir a igreja. Futuramente as famílias que haviam saído também voltaram.

O segredo da nossa vitória é confiarmos em Deus, Ele nos dá ouvidos e livramento. Existem determinadas situações em que não sabemos o que fazer - um filho enfermo, uma briga entre irmãos, um parente nas drogas, uma situação financeira complicada... não sei qual é o seu problema, seja qual for, confie em Deus, clame por Ele!

Quando não sabemos o que fazer devemos orar, clamar a  Deus, buscar auxílio no Senhor. Uma coisa é certa, ou confiamos em Deus ou não confiamos. Confie em Deus!

No verso 25, esse povo que conquistou a vitória cometeu transgressão contra o Senhor e aquela vitória foi transformada em derrota. Esse povo tornou-se escravo porque se esqueceu de Deus.

O Senhor não quer somente nos dar a vitória, Ele deseja que permaneçamos na vitória. Fidelidade e confiança em Deus são elementos indispensáveis para uma vida abençoada! Você tem uma guerra, uma luta, um problema financeiro, um conflito no casamento? Clame a Deus, confie n’Ele!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário