domingo, 17 de junho de 2012

Vai ter 'bolo' no meio do deserto!


“Então veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo: Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba.E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos.
E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho.
Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra.” 1 Reis 17:8-14
.
Deus levantou em Israel muitos profetas que marcaram a história. Jeremias, Ezequiel e Isaias foram alguns deles, porém quando olho para  a Bíblia acredito que não há um profeta que tenha vivenciado mais o sobrenatural de Deus que o profeta Elias.

Ele tinha uma comunhão sobrenatural com Deus, a intimidade dele com o Senhor era tão grande que no dia que Deus resolveu levá-lo para o céu o buscou numa carruagem de fogo.

Deus  usou  Elias para trazer uma palavra que não era fácil de entregar, Israel viveria tempo de escassez, tempo de fome, tempo de prova e nesse tempo Elias recebeu de Deus cuidado exclusivo. Na beira do Queirit ele bebeu da água do ribeiro e foi  alimentado pelo corvo que lhe trazia comida.

1º) Deus cuidou de Elias através do corvo
A Bíblia diz que quando dava a hora de Elias alimentar-se o corvo via com o alimento
2º) Deus cuidou de Elias através da viúva de Serepta
3º) Deus cuidou de Elias através do anjo
Foram três as etapas que Elias teve que passar, o problema é que muitas vezes queremos pular as etapas e sermos alimentados pelo anjo direto. 

Em dado momento as águas do ribeiro se secaram e Deus começou a falar com Elias para mudar de endereço, porque quando o Senhor permite que as águas se sequem é porque ele vai levá-lo para um novo tempo, nova graça, novo refúgio. Quando Deus permite a tempestade se levantar não é para te matar, mas para jogar você pra  frente.

“Vá para Serepta Elias porque Eu já...”

Está na prova? Não se preocupe porque Deus já  providenciou o escape. A mão de Deus já está sobre a sua cabeça e as portas vão se abrir, ainda que pareça impossível, porque o Senhor já tomou providência.

A primeira vista parece que Elias saiu da luta para entrar na tempestade, porque agora Deus diz que ele seria sustentado por uma mulher. Se hoje as mulheres muitas vezes são descriminadas, imagine naquela época e naquele contexto.

As coisas não tem que acontecer do nosso jeito, mas do jeito de Deus. O socorro vem da maneira que não imaginamos.

Elias pode ter pensado que estava indo para a casa de uma mulher rica, mas ele estava indo para a casa da mulher mais pobre de Sidom.

Elias chegou na casa daquela mulher sedento e pediu uma das coisas mais  preciosas  naqueles dias – água.  Talvez a viúva tenha ficado até aliviada porque ele não pediu comida, acontece que Elias não fugiu à regra. Crente come e come muito.  E Elias pediu o pão!

Aquela mulher obedeceu e vai preparar o pão para Elias. Acredito que no mundo espiritual algo sobrenatural aconteceu e Deus mandou que o trigo começasse a nascer dentro da panela e olhou para o azeite e ordenou que começasse a verter azeite pelas paredes da botija e a botija foi enchendo, enchendo.

O Deus que servimos é o Deus da multiplicação e do milagre! Confio nesse Deus que pode multiplicar o pouco que está na nossa mão.

Você pode não ter de onde tirar o recurso, mas o celeiro de Deus está cheio e lá tem providência de Deus para a sua vida.

A viúva de Serepta preparava-se para comer a comida da morte – há pessoas comendo a refeição da morte. Quando Elias chegou a casa dela, ela falava de morte.

Pense comigo: num aniversário tem bolo, num casamento tem bolo, onde tem festa tem bolo –  aquela mulher falava de morte e o que Elias pediu para que ela fizesse? Um bolo – porque ela não iria morrer, iria participar de uma festa!!!

Talvez você esteja pensando que não tem jeito pra você, que não há como sanar as suas dívidas, que o seu casamento não tem mais jeito, mas  Deus diz pra você que vai ter bolo, vai ter festa!

Só tem festa se tem bolo e é Deus quem dá o ingrediente da  festa, é Ele quem dá a felicidade! Você não vai morrer neste deserto, porque o Senhor já providenciou a provisão, o milagre para a sua vida!

Pr. Wanderley Carceliano
Edição: Renata G. Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário