domingo, 10 de fevereiro de 2013

10 erros que não podemos cometer no nosso casamento


Pedro era casado e tinha sogra. Penso que ele foi um grande marido e um bom genro.

Porque morar com a sogra já não é fácil e com a sogra doente é mais complexo ainda.

O certo é que Pedro escreveu orientações sobre o comportamento da mulher e do homem. Acredito que a exemplo dos outros, Pedro não escreveria algo que não procurasse viver.


“Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.”  I Pedro 3.7.
Naquele tempo a cultura era extremamente machista. A mulher não era valorizada, honrada, tão pouco no mercado de trabalho disputando espaço com o homem.

Muitas vezes a mulher era tratada como empregada doméstica de luxo. No judaísmo o homem prevalecia sempre sobre a mulher – Jesus resgatou o valor da mulher e Pedro, nesse texto fala como Cristo.

Deus leva a sério a qualidade do relacionamento com a esposa e filhos. Quando as coisas não vão bem a casa as nossas orações ficam comprometidas. 

Existem dez erros que não podemos cometer no casamento. 


1) Não levar a sério as diferenças

Se você quer construir um projeto de vida à prova de tempestade – comece respeitando as diferenças. Os dois agem e reagem diferentes diante do destino.

2) Exigir do  cônjuge mais do que ele pode oferecer ou fazer

Temos que viver dentro da realidade do que entra de dinheiro em casa. Isso se aplica ao tempo, temperamento, sexo.  A saúde está no equilíbrio.

3) Não respeitar o histórico de vida do cônjuge

Exemplo: como ele (ela) foi educado. A reeducação é um processo que exige tempo. O que ele (ela) sofreu na infância, na adolescência, na juventude? A cura passa pela compreensão, pela paciência. Qual o exemplo que ele (ela) teve de família? Tudo isso faz parte do histórico de vida de alguém!

4) Não levar a sério quando o cônjuge acende a luz vermelha dando o sinal de alerta que o casamento está em perigo

Exemplo: quando a esposa diz: “Você está muito distante e frio, faz um mês que você não me dá um beijo sensual, que não me convida para um momento de intimidade!” ou quando o marido nas entrelinhas diz: “Você está descuidando do seu peso, será que você não está com excesso de fofura...?” Ou quando um dois diz: “Você já percebeu que fazem muitos dias que não temos uma noite de plenitude orgástica?” 

Os filhos, os trabalhos, a internet, a televisão não podem tomar o lugar do cônjuge. O entretenimento virtual hoje tornou- se o grande ladrão empobrecendo a relação do casal.

5) Expor publicamente as fraquezas do cônjuge

Respeitar é valorizar o outro tanto na privacidade quanto publicamente, é o modo como expressamos amor e compaixão na vida diária.

A verdadeira intimidade física, emocional e sexual é impossível diante do medo. O medo mata a paixão e a intimidade. O medo do parceiro e o amor sereno não podem viver juntos. 

Onde há amor não há medo, quem ama respeita, trata com honra e gera confiança e segurança.  Se você quer um casamento feliz, a segurança e a estabilidade do seu cônjuge deve ser prioridade.

6) Viver como prisioneiro do passado

O meu passado não pode determinar o meu presente – ele só serve para que eu aprenda com os erros cometidos. Precisamos aprender a nos desvencilhar do passado. A forma como lido com o passado determina o meu sucesso ou fracasso no presente. O que aconteceu lá trás que impede você de viver a plenitude de Deus no presente!

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo”. Isaías 43.18-19. Olhe pra frente, ‘não vos lembreis das coisas passadas’, Deus faz coisa nova na nossa vida!

7) Dar mais interesse as coisas do que a pessoas

Dar mais valor as coisas do que ao casamento, as próprios interesses do que as pessoas é um perigo! O matrimônio é o nosso único patrimônio, porque não podemos levar bens para o céu, mas o cônjuge, os filhos podemos.

Muitas vezes é preferível ter uma casa simples e poder dizer para todo mundo: “Você quer  o endereço do céu? Passe lá em casa!”  Não valorize seu carro, sua casa, seu dinheiro mais do que aos seu filhos e casamento.

8) Não saber dizer 'não' sempre que necessário 

9) Mentir a respeito do dinheiro

Quem mente decidiu chamar o diabo de pai – não minta para o seu cônjuge, o relacionamento é solidificado na confiança.

Nenhuma mulher tem prazer em ser “A mulher” para um homem que egoisticamente só pensa nele.
Casamento é uma sociedade motivada pelo amor e respeito.

O homem que coloca dinheiro para sustentar a casa, está dizendo que casou-se porque tinha responsabilidade de ser um provedor. Nenhum casamento se sustenta quando não existe a consciência: ‘Não é o meu dinheiro, é o nosso dinheiro’ 

10) Confiar exageradamente 

O único digno de confiança exagerada e escandalosa é Deus – só n’Ele podemos confiar exageradamente. Não confie no seu cônjuge exageradamente por única razão: a carne é fraca. Jesus disse isso.

Minha esposa não confia em mim exageradamente e vice-versa. Quando se trata de carne não tem 'bom' – não brinque com o pecado!

Não conheço uma pessoa  que flertou com o pecado, e não saiu queimado pelo pecado. O diabo é mestre em seduzir.

Lembre-se sempre de dar importância as pequenas coisas

Um bom relacionamento não é construído apenas com grandes momentos, mas também a partir das pequenas coisas. As coisas mais importantes no casamento não custam dinheiro – e sim um sorriso, um abraço, um beijo ...

Pr. Josué Gonçalves 
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário