domingo, 17 de fevereiro de 2013

Não queremos ser como Ananias e Safira

“Então José, cognominado pelos apóstolos Barnabé {que quer dizer, filho de consolação}, levita, natural de Chipre, possuindo um campo, vendeu-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos.” Atos 4.36-37


“Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade,  e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e levando a outra parte, a depositou aos pés dos apóstolos.  Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?  Enquanto o possuías, não era teu? e vendido, não estava o preço em teu poder? Como, pois, formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.  E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E grande temor veio sobre todos os que souberam disto.  Levantando-se os moços, cobriram-no e, transportando-o para fora, o sepultaram.  Depois de um intervalo de cerca de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.  E perguntou-lhe Pedro: Dize-me: Vendestes por tanto aquele terreno? E ela respondeu: Sim, por tanto.  Então Pedro lhe disse: Por que é que combinastes entre vós provar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e te levarão também a ti. Imediatamente ela caiu aos pés dele e expirou. E entrando os moços, acharam-na morta e, levando-a para fora, sepultaram-na ao lado do marido.  Sobreveio grande temor a toda a igreja e a todos os que ouviram estas coisas”  Atos 5.1-11

Algumas coisas têm afetado os casais para que os homens ao invés de darem flores para as mulheres, deem tiros.

Existem coisas na nossa vida que são importantes, mas não podem ser mais importantes que a família. O emprego é importante, mas não pode ser o mais importante, o carro da família é importante, mas não pode ser o mais importante e assim por diante.

José sabia lidar com o dinheiro.  A Bíblia diz que ele vendeu uma de suas propriedades. Temos que ter coerência em todas as áreas, principalmente quando o assunto é dinheiro.

- Ananias e Safira fizeram acordo errado

Não foram poucos os irmãos que muitas vezes quiseram doar o  único carro, o salário todo do mês para a igreja, dentre outras coisas e não aceitamos, porque evocamos sempre o equilíbrio.
Ananias e Safira venderam uma propriedade e fizeram um acordo entre si de mentir quanto ao valor que tinham vendido a mesma.

O dinheiro não é mal em si, o que é mal é o amor ao dinheiro. O sexo não é mal em si, o errado é fazê-lo fora do casamento instituído por Deus que é entre um homem e uma mulher.

Ananias e Safira deram lugar ao diabo quando mentiram ao Espírito Santo. Em todos os meus anos de ministério nunca vi uma pessoa ser enterrada com uma Hilux ou com a escritura de um imóvel. Por causa dessa atitude errada, a família desse casal sofreu a pena – tome cuidado com os acordos errados.
Eles haviam recebido uma bênção, venderam uma propriedade e a bênção tornou-se maldição.  Não faça acordo errado para que sua família não seja destruída!

- Eles não tinham conselheiros

Outra debilidade que esse casal tinha é não ter conselheiros. Eles tomaram a decisão sozinhos, ninguém os aconselhou.  Na multidão de conselhos há sabedoria.


Ananias e Safira oferecem resto para Deus – imagine você oferecer qualquer coisa para uma autoridade. Você acredita que a mesma aceitaria? Muitas famílias não são felizes porque são mesquinhas para com Deus e com seus princípios. As pessoas estão levando restos pra Deus!

- Ananias precisava tomar sua posição de sacerdote dentro do lar

“Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço do terreno?” Vs 3

O homem precisa tomar a posição de sacerdote espiritual dentro do lar. A autoridade não pode ser negligenciada! É o homem que ora, que jejua, que busca a Deus pela família – marido seja homem, você é o sacerdote do lar.

O pai que não tem tempo para levar o filho na igreja, um dia infelizmente terá que ter tempo para buscar o filho em outro lugar!

Homem tome cuidado como você trata sua esposa. Seus filhos estão observado e tomando o exemplo!
- Ananias se casou mal 

A mulher tem que ajudar o marido. Existem mulheres que instigam seu marido e o encaminham para o mal. Safira de preciosa só tinha o nome. Muitas mulheres  ajudam a destruir o homem.


Existem mulheres que para satanás só falta o chifre – são inconsequentes, irresponsáveis. Seja bênção na vida do seu marido!


- Ananias morreu por causa  da bênção

Existem pessoas que morrem por causa da bênção, por não evitarem os erros que poderiam ser evitados.  Safira faleceu por ter incorrido no mesmo erro de seu marido. Ela não pediu perdão ao Deus – acredito que se ela tivesse pedido perdão a Deus, Pedro poderia ter feito uma oração e Ananias teria ressuscitado.  Naquele tempo a coisa mais comum era os mortos ressuscitarem. Safira preferiu morrer que admitir que estava errada!

Minha oração é para que Deus nos guarde e nos livre dos erros, do engano! Está sofrendo no casamento? Clame por socorro, faça cursos na igreja, busque ajuda!

Pr. Jorge Linhares 
Edição: Renata G. Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário