domingo, 24 de fevereiro de 2013

Qual a sua motivação?


E era toda a terra de uma mesma língua e de uma mesma fala. E aconteceu que, partindo eles do oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali.  E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal.E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. Então desceu o SENHOR para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; E o SENHOR disse: Eis que o povo é um, e todos têm uma mesma língua; e isto é o que começam a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer.” Gênesis 11.1-6.


Deus estava desanimado com a Terra. Ele estava enfadado com o gênero humano e acabou com a humanidade através do dilúvio, mas, por causa de Noé, Deus resolveu recomeçar seu projeto, preservando  ele e sua família. 


Muitas vezes desanimamos Deus e até ferimos Sua santidade fazendo com que Ele não queira mais dar continuidade a um projeto e quando Deus tira a  mão de alguém ou de algo o fracasso é eminente.  O ser humano depende totalmente do Senhor – o ser humano precisa de Deus, Deus não precisa do ser humano. 


O texto de Gn 11.1-6, diz que todo o povo falava a mesma língua e aquelas pessoas resolveram construir uma torre, para isso empreenderam técnica, esforço.  ("Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume por cal "). O ser humano é criativo, é inteligente e tem capacidade de desenvolver tecnologia.  

Quando o homem não quer  melhorar está indo contra a própria natureza, porque Deus colocou dentro dele o desejo de crescer. Por isso satanás quer que as pessoas fiquem estagnadas.
O povo de Israel  após sair da escravidão no Egito, desejou voltar para lá – eles estavam entorpecidos pela estagnação, pelo comodismo. 

A Palavra de Deus diz que o Senhor desceu para ver a torre que eles estavam construindo. Deus era contra a construção? Não!  Ele se agrada quando nos empenhamos para crescer, mas aquelas pessoas tinham uma motivação naquela construção.

A palavra motivação é um motivo gigante que faz você empreender todo o seu  esforço. Qual a sua motivação?

 
É a sua motivação que determinará se você desfrutará de suas conquistas. O Senhor viu o esforço que aqueles homens empreendiam na construção da torre e resolveu abençoar até que viu a motivação deles.

Aquelas pessoas queriam a glória para si – eles se ensoberbeceram. Queriam exaltação pessoal.
Deus não é contra realização dos nossos sonhos, contra melhorarmos de vida, o que Deus é contra a nossa motivação errada.  
Veja o que diz os vs 7-9: “Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro. Assim o SENHOR os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o SENHOR a língua de toda a terra, e dali os espalhou o SENHOR sobre a face de toda a terra.”
Seja qual for o nosso empreendimento, enquanto Deus observar que as nossas conquistas são para a glória d’Ele, seremos prósperos.

Mas na hora que Ele perceber uma motivação errada,  quando ele ver que os nossos esforços estão sendo canalizados para nossa exaltação, o sonho se finda. Agora, o povo já não se entendia, ninguém entendia ninguém.  Babel  é lugar de confusão!

Que o Espírito Santo nos mostre qual a nossa maior motivação para as nossas conquistas!
Nabucodonosor, Hitler, Mussolini, Herodes, Saddam Hussein, perderam,  porque a motivação do coração deles era errada.  

Que não tenhamos a motivação errada e que Deus não desça para paralisar os nossos sonhos, mas que participe totalmente deles.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário