terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

As qualidades do homem que Deus usa


“Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor, Para elaborar projetos, e trabalhar em ouro, em prata, e em cobre,E em lapidar pedras para engastar, e em entalhes de madeira, para trabalhar em todo o lavor. E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado.” Êxodo 31:2-6
Bezalel foi chamado por Deus para construir o tabernáculo e como construtor foi usado por Deus.  Esse homem nos deixou qualidades imprescindíveis para um ministério frutífero!

Iº qualidade: Visão de Deus

Precisamos ter visão de Deus dentro de uma vocação, de um chamado do Senhor para a  nossa vida.
Isso implica em ter um alvo a pequeno, médio e longo prazo. Deus tem um objetivo claro para a nossa vida e assim vivermos para a Sua glória. Viver para a glória de Deus é viver dentro da Sua vontade.  

Para termos convicção do nosso chamado, precisamos buscar ao Senhor e conhece-Lo na intimidade!
Neemias no cap 12 foi chamado por Deus para reconstruir os muros, ele foi usado por Deus e é reconhecido como um líder extraordinário – o grande segredo de Neemias, é que ele foi chamado para aquele fim e fez o que Deus queria!

Deus dispensa voluntários, Ele escolhe seus valentes e os vocaciona para que não haja confusão. Estar no centro da vontade de Deus é estar no lugar mais feliz para que uma pessoa possa estar!
O nosso maior tesouro é fazer a vontade de Deus – o nosso maior exemplo é Jesus que se preparou 30 anos para um ministério de 3 anos. Ele nunca teve dúvidas de Seu chamado e pagou um preço muito alto para isso. A vontade de Deus para Jesus não foi fácil, mas Ele cumpriu.

A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável, não é opressora. Ser um pastor é um privilégio!
Bezaleu não fez outra coisa a não ser o tabernáculo. Peça a Deus para tirar da sua agenda tudo que não O glorifica! A paz de Deus é o árbitro nos nossos corações – Deus fala conosco, esteja atento à Sua voz. “Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus”

IIª qualidade: Unção

Não abra mão da unção  de Deus.
“Eis que eu tenho chamado por nome a Bezalel, o filho de Uri, filho de Hur, da tribo de Judá, E o enchi do Espírito de Deus, de sabedoria, e de entendimento, e de ciência, em todo o lavor,” Êxodo 31:2-3


Quando Deus chama, Ele unge, dá a ferramenta. Porque a obra de Deus é feita pelo Seu poder, não pela nossa força. Quando Deus viu a obediência na vida de Bezaleu, deu a ele inteligência, sabedoria e unção. Tudo que fizermos deve ser feito com excelência. A autoridade vem pela santidade. A nossa pregação tem que ser a nossa vida! Não adianta fazer a obra de Deus sem compromisso, sem santidade!

Bezaleu fez a obra com todo o seu coração. Se fizermos a obra de Deus da melhor maneira possível, Ele nos abençoará. 


Que Deus nos livre de viver de experiências do passado, mas, que tenhamos testemunho novo para dar! Preserve a unção na santificação. 

As pessoas precisam ver em nós uma unção que eles não veem lá fora... As coisas fluem quando Deus está no controle. Deixe o controle nas mãos do Senhor!

IIIª qualidade: Instrução

Não abra mão da instrução detalhada para o seu ministério ou chamado.
Quem recebeu o projeto de Deus foi Moisés, mas quem executou foi Bezaleu, porque em seu coração havia respeito, amor, consideração.

Deus não coloca projeto detalhado nas mãos de rebeldes, nas mãos de pessoas que não têm caráter.  O nosso histórico traz para nós o que plantamos.

Faremos grandes coisas se formos fiéis nas pequenas coisas. Recebemos o projeto de Deus quando não somos rebeldes, arrogantes. Ame seu pastor, não permita que ninguém fale mal dele.

IVª qualidade: Comunhão

Não há ministério sem amigos.
“E eis que eu tenho posto com ele a Aoliabe, o filho de Aisamaque, da tribo de Dã, e tenho dado sabedoria ao coração de todos aqueles que são hábeis, para que façam tudo o que te tenho ordenado.” Êxodo 31:6


A chave da liderança ministerial não é pastores auxiliares, mas sucessores que darão continuidade ao que Deus colocou na nossa vida!  Deus nos dará essas pessoas no tamanho, na quantidade do que Ele nos chamou para fazer.

Vª qualidade: Provisão 

O homem de Deus tem que ter equilíbrio. Existem pessoas perdendo a visão ministerial por causa do dinheiro. Preocupe-se em agradar Jesus. Não venda o seu ministério por 30 moedas, não o troque por um prato de lentilhas. O Senhor é quem te sustenta! Bezaleu não questionou o valor que o tabernáculo ficaria e não faltou nada, porque Ele confiava no Senhor.Conhecemos um  pastor pela questão financeira – a vida do líder tem que ser limpa!

VI ª qualidade: Esforço


Bezaleu não ficou esperando acontecer, ele fez acontecer.  Se o Senhor nos chama, nos unge, e trabalhamos, nos esforçamos, Ele paga a conta! O ministério é com lágrimas, suor, esforço. De repente seu ministério não cresce, porque você não se esforça, não trabalha. Quando estamos atentos a esses fundamentos, Ele nos abençoa. Seja exemplo dos fiéis!


Pr. Toninho Cidade Voadora no CPEMG
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário