sábado, 9 de fevereiro de 2013

Casamento "

"Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, com veementes labaredas.

As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.
Temos uma irmã pequena, que ainda não tem seios; que faremos a esta nossa irmã, no dia em que dela se falar?Cânticos 8.6-8


Casar não é difícil, difícil é permanecer casado e feliz. O grande desafio é escrever uma história de amor digna de ser contada. 

Mantenho fotografias dos meus pais se casando, do meu  casamento e do meu filho se casando, porque as fotografias nos lembram da nossa aliança. Precisamos ver o casamento da perspectiva que Deus o criou – o casamento é ideia de Deus e na perspectiva cristã é uma relação amorosa entre um homem e uma mulher que manifestam a vontade de se unirem em  Deus. 

Casamento é uma instituição divina e é testemunhado por Deus o que não podemos esquecer que o casamento é um relacionamento pactual entre dois cônjuges e Deus.


Quando Jesus é a dobra principal do cordão de três dobras, pode levantar-se o inferno que esse casamento não é destruído. O casamento é um pacto sagrado que nasceu na mente de Deus que faz com que o casamento sirva para a preservação da raça humana através da procriação. 

O ilegal não se publica, o imoral não se publica, se esconde. O casamento é sagrado, legal, é público, um pacto social. Se for um pacto, quais são os limites desse pacto? Em Gn 12.24 diz que o homem deve deixar  seu pai e mãe para se unir a sua mulher. 

- Casamento é uma união heterossexual 

Onde há luz chega, incomoda, apavora, inquieta as trevas. Não existe na Bíblia o terceiro sexo. Por isso deixa o homem pai e mãe e se uni a sua mulher, e o que passar disso é de procedência maligna, nasceu na mente de Deus. 

- Casamento é uma união monogâmica

O ideal divino nunca foi bigamia, poligamia.  Se fosse ideal divino que o homem tivesse mais de uma mulher, Deus faria não apenas Eva, mas outras mulheres.  Em Oséias vemos o relacionamento entre Deus e Seu povo – Monogamia. 

Jesus não casou, porque um dia Ele se casará com a Sua noiva , no dia das Bodas do Cordeiro. Se o homem cuidar bem da Sua mulher, Ele já cumpriu sua missão. 

- Casamento é uma união monossomática – uma só carne


Essa expressão de unidade não é usada para outro tipo de relacionamento a não ser entre a igreja e o Senhor, ou entre as Três Pessoas da Trindade. 

Esse termo implica explicitamente a união carnal, espiritual, moral e espiritual – qualquer outro relacionamento não pode competir com ‘Uma só carne’.  Nenhum relacionamento seja ele qual for, pode concorrer com o casamento. 

No casamento não existe mais os dois, porque o casal tornou-se um só!


- Casamento é uma união indissolúvel 


Deus odeia o divorcio. Essa é a razão porque Deus tem pressa para ministrar cura na sua casa, um avivamento na sua família.

Quando o casamento foi instituído por Deus não havia espaço para separação. Viver um compromisso de aliança significa lealdade até a morte. 

Preservar o casamento como instituição divina é o grande desafio.

- O divórcio não foi instituído por Deus
- O divórcio não é da vontade de Deus
- O divórcio  é uma quebra da aliança com Deus. Divórcio é apostasia. Trocar de mulher é como trocar de espelho. 

O nosso problema é achar que o problema é o outro, quando reconhecemos que precisamos melhorar provocamos mudança influenciando os outros. 

Não espere seu casamento afundar, mude hoje. Porque o desejo de mudar é uma grande prova de amor. Como conseguimos escrever uma história de amor a prova de tempestade à prova do tempo?

- Compreendendo as mudanças radicais que o casamento exige

Solteiro - se você não está pronto para as mudanças radicais que o casamento exige, não case – morra solteiro, porque casar é para quem está pronto para as mudanças radicais. Toda mudança quase sempre gera tensão e crise. 


A primeira mudança radical

- Deixar o útero do lar dos pais para nascer como  marido e esposa dentro de  um novo lar

Casamento antes de ser uma união é um divorcio dos pais. Os filhos se divorciam dos pais fisicamente, emocionalmente... e isso requer maturidade, compreensão que a independência tem que ser grata, e deve ser feita de forma honrosa. 

- Assumir a família do outro como parte da história que vou escrever

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Rute 1:16-17.

Casar é como comprar um CD – você gosta de uma música, mas tem que ouvir todas e o interessante é que de tanto ouvir, acabamos gostando. 

Construir uma história de amor tem essa implicação – amar quem muitas vezes não gosta de você.
Amar antes de ser um sentimento é uma decisão.  Acordo todos os dias comprometido a honrar e amar minha esposa independente do que esteja sentindo. Não fizemos nada para o Senhor nos amar, mas Ele decidiu nos amar. Jesus nos fez malditos em nosso lugar – Ele tinha muito mais para nos odiar que para nos amar, mas, Ele decidiu nos amar. 

Quem não trata a sogra com honra cospe no útero que gerou o amor da sua vida! Se a minha sogra não fizesse mais nada, o fato dela ter gerado a minha mulher com a qual me realizo, ela já teria feito muito. 

Pr. Josué Gonçalves
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário