domingo, 3 de fevereiro de 2013

A Língua

Tiago era irmão de Jesus, ele aceitou a Cristo depois de sua morte e ressurreição. Enquanto os discípulos saíram para pregar em outros lugares, ele permaneceu em Jerusalém e observou algumas questões.

“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. 
Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo. 
Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.  
Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. 
A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno. 
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; 
Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.  
Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. 

De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. 
Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? 
Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.” 
Tiago 3.1-12



O maior problema que encontramos como líderes evangélicos nas discussões de famílias, é o resultado de palavras malditas. Uma palavra maldita é você falar algo que não deveria ter sido falado. 

As pessoas tem a mania de maldizerem tudo que não as satisfaz e temos que ter cuidado com isso. Temos a tendência de esquecer os elogios, mas as palavras ruins não saem da caem da cabeça da gente.

Uma palavra negativa pode ficar anos torturando uma pessoa.  A língua tem o poder de determinar o futuro de uma pessoa. São palavras que foram direto no mais profundo do ser de uma pessoa, causando destruição, assolação.
Quem recebe as palavras deve ter também esportividade para viver a vida. Uma  palavra abençoadora tem o poder de  mudar tudo e a bênção suplanta a maldição.

Use sua boca para agradecer. Agradeça a Deus pelos livramentos, pela Sua misericórdia, pelo seu favor. Agradeça pelo alimento, pela água, pela casa, pelo ar que você respira. 

Temos que aprender a reclamar menos.  São tantas as benevolências do Senhor para com a nossa vida e muitas vezes deixamos o egoísmo nos cegar e nos impedir de ver o que Deus tem feito.

Tiago compara a língua com a força de um cavalo que só pode ser controlada através do freio. Se tivermos uma língua sadia seremos muito mais felizes nessa Terra. Eva e Adão poderiam ter freado aquela inclinação pecaminosa, mas não o fizeram  e as consequências do ato que tomaram  foram terríveis, tudo por causa da língua. 


Tiago compara a língua com o leme, a força do cavalo e com o fogo.  Cuidado com as suas palavras!


A língua também é um fogo; como mundo de iniquidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.” Tiago 3.6.

Satanás muitas vezes usa as pessoas para tirar a nossa alegria, para nos desanimar nos nossos sonhos.
Não conte tudo para os outros, não conte suas intimidades pros outros, não conte seus sonhos, suas vitórias, suas alegrias para qualquer pessoa. José contou para seu pai e  irmãos os seus sonhos e foi punido por isso. 

Abençoe

Quando você abençoa Deus age, quando você amaldiçoa o diabo age. Paulo e Silas estavam presos, chicoteados, nus, jogados no cárcere interior, num lugar frio cheio de ratos, baratas, mosquitos, pernilongos... Eles poderiam ter usado os lábios para xingar, para chamar Deus de injusto,  mas a Palavra de Deus diz que eles começaram a cantar, entoando louvores ao Senhor e perto da meia noite, talvez cantando com forças mínimas, os céus começaram a se mover e as algemas deles caíram.  

Preci
samos mover os céus com as nossas palavras!  O louvor deles libertou as pessoas que estavam presas com eles também. O nosso louvor a Deus tem o poder de trazer livramento aos que estão ao nosso redor.  Precisamos ter cuidado com o que sai dos nossos lábios! 

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário