domingo, 10 de fevereiro de 2013

Empreendedorismo e Família

Empreendedorismo é quando queremos algo a mais. Podemos falar disso quando queremos fazer, por exemplo, um concurso público a fim de objetivar crescimento. 

Também é empreendedorismo criar algo novo, almejar ser bom pai, bom marido, bom profissional. Normalmente fazemos isso ou porque estamos insatisfeitos, ou porque queremos ganhar mais, ou porque temos um sonho a realizar.

Alguns empreendem por motivo negativo e outros por motivo positivo. Seja qual for o motivo, a Bíblia fala de um rapaz empreendedor que cometia muitos erros, mas que conseguiu fazer algo muito bom. Esse rapaz era a ovelha negra da família. 


Na sua família tem uma ovelha negra? Aquele que é o complicado, o rebelde? Na sua família existe briga entre irmãos? Alguém está contra o pai ou contra o filho? Você conhece alguma família que está desestruturada? Se você está vivendo isso preste atenção:

“E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. “ Lucas 15.1 – Todos aqueles que eram desprezados pela sociedade queriam ouvir Jesus – Cristo os atraia. 

Os fariseus e escribas, (os certinhos) começaram a murmurar contra Jesus dizendo: “Este Jesus recebe pecadores e come com eles.” Se Jesus chegasse num restaurante na sua cidade e estivesse almoçando ou jantando com um travesti, o que você acharia? Se Ele estivesse almoçando ou jantando com um dos representantes do Supremo, o que você faria?

Os fariseus recriminaram a Jesus e o Senhor foi extremamente claro – se você reparar, a única vez que Jesus bateu pesado, não foi com as prostitutas, nem travestis, mas quando chegou na igreja e viu que estavam fazendo da igreja uma casa de mercancia.

A outra ocasião foi quando os fariseus por interesses pessoais para não perder o poder não reconheceram que Ele era o Messias. Jesus só foi duro com os religiosos!

Jesus não veio para os sãos, mas para os doentes! Como você lida com a pessoa que pensa diferente de você?

Jesus disse que havia um homem que tinha 100 ovelhas e uma delas se perdeu, o homem deixou as 99 e foi atrás da que se perdeu. De repente a ovelha perdida teve mais valor que as outras 99.

A Bíblia também conta que uma mulher havia perdido uma dracma e essa mulher empreendeu esforço para achar essa dracma que representava 10%. E por fim conta a história de um pai que tinha dois filhos e um deles foi embora.


“E disse: Um certo homem tinha dois filhos;
E o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me pertence. E ele repartiu por eles a fazenda.
E, poucos dias depois, o filho mais novo, ajuntando tudo, partiu para uma terra longínqua, e ali desperdiçou os seus bens, vivendo dissolutamente.
E, havendo ele gastado tudo, houve naquela terra uma grande fome, e começou a padecer necessidades.
E foi, e chegou-se a um dos cidadãos daquela terra, o qual o mandou para os seus campos, a apascentar porcos.
E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!
Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho.
Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa; e vesti-lho, e ponde-lhe um anel na mão, e alparcas nos pés;
E trazei o bezerro cevado, e matai-o; e comamos, e alegremo-nos;
Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se.
E o seu filho mais velho estava no campo; e quando veio, e chegou perto de casa, ouviu a música e as danças.
E, chamando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo.
E ele lhe disse: Veio teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo.
Mas ele se indignou, e não queria entrar.
E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;
Vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado.
E ele lhe disse: Filho, tu sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas;
Mas era justo alegrarmo-nos e folgarmos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; e tinha-se perdido, e achou-se. “ Lucas 15.11-32.

Normalmente essa história é contada e o filho mais novo é enxovalhado.  Mas se eu tivesse que sair om o mais velho ou com o mais novo sairia com o mais novo. O mais velho parece-me muito chato.

Todo mundo acha que o filho com problemas é que mostra os problemas externamente. Mas se observarmos percebemos que o mais velho era ressentindo, tinha problemas, era infeliz.

O filho mais novo tinha o mal do ser humano – ele estava insatisfeito com o que tinha. Ele tinha um bom pai, tinha empregados, era rico e estava infeliz.  Diante da infelicidade ele fez um plano e resolveu realizar seus sonhos.

É bem verdade que ele fez tudo do jeito errado. Ele fez isso com o dinheiro dos outros (Há muitos que realizam seus sonhos com o dinheiro dos outros.)

Apesar destes defeitos ele foi atrás de seus sonhos e os expôs ao pai. O que resolveu seu problema foi o que abriu a boca, o que se comunicou – o filho mais novo.

Ele fez tudo errado, perdeu o dinheiro, a crise bateu na porta dele e foi cuidar de porco, em certo momento desejou comer a alfarroba do porco.  Diante da situação difícil ele não se matou, mas traçou outro plano.

Ele lembrou-se: “Meu pai é bom patrão, é bom empregador...” O filho não acreditava mais na paternidade,  se ele tomou a decisão de voltar é porque sabia que seu pai era bom empregador. Ele resolveu pedir emprego para seu pai.

A virada aconteceu na hora que ele caiu em si. Mais uma vez ele foi homem suficiente para se levantar e enfrentar seu pai.

O primeiro passo que corremos em direção a Deus, Ele corre em direção a nós. O pai fez isso com o filho mais novo – corra para os braços de Jesus.
Esse filho era o aparentemente pior, mas o filho mais velho, também desrespeitou seu pai quando não entrou na festa preparada por ele.  O escárnio, a palavra, um olhar pode ofender mais que um chute, que um soco na boca do estômago...

Toda família tem problemas, a diferença  é que alguns fazem planos para mudar de vida e outros amargam o problema. Alguns se sentem escravos no casamento, ou no trabalho e se você se sentir assim, não será feliz.

Essa história é a história de um pai e dois filhos perdidos. Percebemos que nela  faltou a figura da mãe. A Bíblia diz que a mulher louca destrói a casa com as próprias mãos.

Nessa narrativa vemos  uma história de um pai que não se ofendeu com o pedido do filho que evolui diante das intempéries que sofreu.  Se esse pai tivesse amarrado o filho mais novo,  ele morreria triste -  o filho mais velho que não colocou sua aflição para fora.
Marido trate sua esposa com carinho, com cuidado, porque se você não tratá-la bem suas orações não passaram do teto.

Para sairmos do ‘chiqueiro’ temos que seguir a orientação do Senhor e sermos bons maridos, bons pais, filhos, amando o próximo como a nós mesmos.

Dr. William Douglas
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário