terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Quem é o maior inimigo do homem?

“O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.” Salmos 27.1-2

Quando Davi escreveu o Salmo 27, seu filho Absalão estava formando um exército para tomar o trono do pai e ele disse: “O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei?”
Existem pessoas que acreditam que tudo que acontece é o demônio. Descobri que o diabo que mete medo e as pessoas ficam impressionadas com ele, já foi derrotado na cruz do calvário por Jesus Cristo de Nazaré. 

O maior inimigo do homem não é o diabo, o salmista diz que o maior inimigo do homem é um sentimento chamado medo!

Existem algumas pessoas que  são dominadas pelo medo.
O medo é um agente paralisador – não temas nenhum mal porque o Senhor é a nossa luz e a nossa salvação, a quem temeremos? Maior é aquele que está conosco. 

Temos que aprender a sobrepor o medo – não tenha medo de nada porque o Senhor não nos deu espírito de medo, mas de ousadia.  Deus disse a Josué: “Sê forte e corajoso!”

Creia que você vencerá, que conquistará os alvos que projetou. Há pessoas que têm medo de tudo – não tenha medo de nada. Já nascemos com medo e quem coloca medo nos filhos são os próprios pais – isso é uma cultura brasileira.  Muitas mamães cantam para seus filhos dormirem: “Boi, boi, boi, boi da cara preta, pega esse menino que tem medo de careta...”

Não precisamos de crendices na nossa vida, precisamos do conhecimento da verdade. “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará!”

O medroso tem medo de vencer, medo de conquistar, medo de ir adiante, medo de tomar decisões... Davi falou algo lindo: “Ainda que os meus inimigos se levantem contra mim eles tropeçarão e cairão, porque o Senhor é a minha segurança.”

Deus deseja que sejamos ousados. Os grandes vitoriosos da Bíblia foram homens ousados. Ninguém se levantou para matar Golias, mas um garoto de 16 anos se levantou e matou o gigante. Davi era determinado.
Toda pessoa que é determinada, que tem um projeto, um propósito, Deus abençoa. Quando deixamos o medo nos dominar, a nossa mente fica cheia de pobreza espiritual, mas quando somos corajosos, a nossa mente fica rica das coisas do Senhor.

Quando a pessoa é medrosa ela nem tenta e coloca obstáculo pra tudo que for fazer. Já o corajoso tem a mente de Cristo e sobrepõe pela fé toda situação difícil.  Não foque os gigantes, foque no Deus que você serve! O Deus que servimos é maior que os gigantes.

Tem gente que tem medo de ficar doente, medo de escuro, medo de avião, medo de relacionar-se, medo de ir ao parque de diversão,  medo de elevador, medo de viajar, medo de ser feliz, medo de tudo!  Existem pessoas que o medo delas vira pânico – não deixe o medo dominar você!

Atenção: não confunda medo com precaução. Existe o medo natural, de defesa, que Deus colocou dentro de nós. Estou falando do medo que nos paralisa e nos impede de crescer, de prosseguir. Temos que ser ousados e determinados porque o Senhor é conosco na batalha.

"Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". Josué 1.9.

Pr. Cirilo (IEQ)
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário