segunda-feira, 11 de março de 2013

A Arte de Liderar

Divido da mesma opinião do guru americano John C. Maxwell que afirma: Para saber se você é um líder de verdade, conte quantas pessoas prestam atenção ao que você diz. Isso poderá revelar a medida da sua capacidade de liderança, a influência que você exerce sobre os outros.

“Conseguir com que as pessoas façam o que você quer que elas façam, porque elas querem fazer”, em minha opinião, isso é um exemplo claro de liderança.

Ao longo de minha carreira tive a oportunidade de liderar grandes grupos de colaboradores e ao mesmo tempo fui também liderado por diretores presidentes, conselho diretor e ou acionistas.

Como líder, pude aprender que quanto maior for o número de líderes que você puder reunir em sua equipe de colaboradores maiores serão as chances de boa performance quando comparada a ter um grupo de liderados.

Um importante líder (CEO) de uma grande empresa da qual eu trabalhei liderando um significativo grupo de colaboradores me fez entender na prática que a cobrança de forma consistente e inteligente rende resultados 20% maiores que a média. A partir da experiência na prática e percebendo os resultados, acabei inserindo em todos os meus líderes e liderados essa importante competência.

Outro ponto determinante para um bom líder é fazer o seu time entender o quão são capazes de romper barreiras, sejam elas internas e ou externas, quanto maior for essa visão e a percepção desta competência maior serão as chances de superar seus próprios limites.

Cuidado com a famosa e convidativa “zona de conforto” o que alguns julgam como sendo o melhor lugar do mundo, que já está bom toda a cultura e competências que você reuniu até o momento. O maior erro que um líder pode cometer é se contentar com o sucesso que alcançou até o momento e se recusar a pagar o preço de continuar crescendo pessoal e profissionalmente.

Líderes são pessoas comuns, que apenas aprimoram suas habilidades e competência de maneira continua. Não há um fim, líderes não nascem prontos. 











José Luiz Poli

JLP Consultoria & Marketing
www.jlpoli.com.br
jlpoli@jlpoli.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário