terça-feira, 5 de março de 2013

O poder das palavras


“Visto que amou a maldição, ela lhe sobrevenha, e assim como não desejou a bênção, ela se afaste dele. Assim como se vestiu de maldição, como sua roupa, assim penetre ela nas suas entranhas, como água, e em seus ossos como azeite. Seja para ele como a roupa que o cobre, e como cinto que o cinja sempre. Seja este o galardão dos meus contrários, da parte do SENHOR, e dos que falam mal contra a minha alma.” Salmos 109:17-20

“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.  Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.  Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.  A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.  Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;  Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.  Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.  Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?  Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.” Tiago 3:1-12

A minha vida mudou quando mudei minhas palavras. Meu ministério mudou quando vi que a minha boca era muitas vezes, por falta de sabedoria, fonte de maldições. 


Maldição é falar mal do que é bom! Maldizer é algo tão comum e se constitui em brecha. Para que tenhamos um desmoronamento grande não é necessário um terremoto, basta uma imprudência.
Temos que tomar cuidado com o que falamos – Deus falou que o casamento é uma bênção, sendo assim, não podemos dizer que o casamento é uma desgraça – seria contradizer o que Deus falou e assim sucessivamente.

Muitas pessoas hoje são fruto de palavras que escutaram no passado. Muitos têm medo de avião, complexo da aparência, medo de prosseguir, de se relacionar, etc, por palavras malditas que os impactaram negativamente.

A palavra pode construir ou destruir, pode levantar ou abater.  Tomei bomba no primeiro ano de grupo, meus pais haviam se separado.

No primeiro ano de grupo, menino que não tinha pai apanhava e era chamado de burro. Lembro que a professora não me ajudava, estava sofrendo com os problemas em casa, até que uma professora, chamada Dona Riza, me disse que eu seria alguém na vida e essa palavra me levantou. Resultado: no meio de 150 alunos tornei-me o melhor aluno e fui homenageado.

Nas minhas pesquisas sobre bênção e maldição durante todos esses anos, percebi que 95% das pessoas assumem as palavras de maldição e não absorvem as palavras de bênção.

As palavras podem transformar você num gigante vencedor, como num gigante adormecido. Já vi testemunhos de maridos chamarem suas esposas de feias e nunca mais as mesmas conseguiram sentir prazer sexual com eles.

Somente 5% da humanidade reage ao contrário ao ouvir uma palavra negativa. 95% absorve negativamente.

O diabo só pode fazer o que ele ouvir o que o desagrada! Ele é uma criatura, um anjo caído, ele não conhece o coração, só Deus sabe o que se passa na mente de uma pessoa.  Se você diz que não gosta de alguém, pode preparar que terá problema com esse alguém. 


Bênção é no mundo espiritual repetir o que Deus disse ao nosso respeito – “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará...” Sl 23 - A palavra de Deus é superior as palavras dos homens.  

Tiago percebeu o poder da língua: “A língua contamina o corpo inteiro...”

Podemos colocar gasolina no púlpito e encharcá-lo de gasolina, se não tiver uma fagulha, não tem problema. Se não tiver fogo, fica o cheiro de gasolina, mas depois evapora e pronto. Mas se tiver uma fagulha, é o bastante,  para que vire um braseiro.

Quem não tem controle da língua, atrai a maldição pra si.  É mais fácil amaldiçoar, é mais fácil falar mal. 


Ao invés de ficar praguejando, abençoe. A maldição atrai uma força maligna. Há poder nas palavras. Há poder negativo e a poder negativo, você escolhe!


Ame a bênção, ame sua família, ame o que você tem, confesse com os lábios, você pode até não gostar de algo que tem, mas não fale, não amaldiçoe. 

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário