domingo, 24 de março de 2013

Qual o seu argumento?

“E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então disse ele: Vai, pede  emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia. E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.” 2 Reis 4:1-7

Essa mulher viveu uma tempestade na vida, teve uma perda muito forte, seu esposo falecera.  Uma perda abrupta é muito duro para a família administrar. Um acidente de carro, um câncer violento, um assalto seguido de morte... etc.
Esse texto nos mostra que a esposa não esperava que seu marido morresse e o homem também não.

O poder do argumento da viúva do profeta neste texto é muito forte! 

Algumas pessoas na Bíblia apresentaram argumentos fortes para Deus e no dia a dia muitas pessoas argumentam de forma maravilhosa sobre determinados assuntos. O argumento de um pai quanto a decisões dos filhos muitas vezes traz livramentos e assim sucessivamente. 

O argumento no local de trabalho quanto ao evangelho é muito importante – o argumento nos ajuda a ter respostas certas e darmos razão da nossa fé. 

O profeta havia dito ao Rei Ezequias que ele morreria. Ezequias virou o rosto para a parede e apresentou um argumento: “Senhor tem andado na Tua presença...” e o rei viveu mais 15 anos. 

Qual o seu argumento diante de Deus? O que você fez para que a sua trajetória seja mudada?

Somos muito bons para pedir, mas qual o nosso argumento para receber algo de Deus?
Existem pessoas que pedem coisas a Deus e não recebem porque não estão preparadas para administrar a bênção.

O argumento da viúva era muito forte: “Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR...”  O marido daquela mulher era fiel a Deus. O profeta trabalhava para o Senhor e era um homem integro. 

O marido daquela mulher havia deixado uma dívida que custaria seus filhos como escravos em troca da dívida. Talvez você esteja hoje com um problema que necessite de uma ação divina urgente.

Eliseu não tinha dinheiro e a viúva contava com ele. Foi algo inesperado o que acontecera! 

Quem sabe aconteceu algo na sua vida que você não contava e não sabe o que fazer? Não sei qual é o seu problema, mas, Deus sabe o que fazer!

Muitas vezes pensamos que a solução está com determinada pessoa e não está.  Não coloque sua fé em homens. 

O profeta não tinha dinheiro para ajudar aquela mulher, mas ele perguntou a ela: “O que você tem?” Ela não tinha nada, a não ser um pouquinho de azeite.  Pronto, aquele pouquinho de azeite era a luz que o profeta precisava. 

Se a mulher tivesse dito que tinha uns pares de sapatos, seria a ideia que ele precisaria para dar direcionamento ao milagre. 

O profeta ordenou que ela fosse para a casa, colocasse os filhos para dentro e pedisse as vizinhas vasilhas, (se você estivesse vivendo uma crise e precisasse de vasilhas, quantas você conseguiria?) 

Nas crises precisamos nos humilhar e buscar ajuda com quem convive conosco. A vida é feita de relacionamentos. 

Da noite para o dia o problema, a tragédia pode acontecer e precisamos pedir ajuda. A viúva tinha amigos para pedir ajuda. 

A família da viúva era unida, ela colocou os filhos dentro de casa, fechou a porta. Ela obedeceu o profeta. Ela não procurou ‘revelagem’, ela procurou o homem de Deus que deu a ela uma direção.
Deus usa seus filhos para dar direção. Talvez a sua solução esteja dentro de casa! O milagre começou com o pouco de azeite que ela tinha dentro de casa e o Senhor transformou aquele pouco em grande abundância. 

Que Deus te ilumine e o abençoe para ter muitos amigos nessa Terra, não pessoas para aproveitar, mas amigos verdadeiros,  sinceros! A viúva obedeceu o profeta e foi abençoada.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário