domingo, 31 de março de 2013

Eu era já não sou mais!

“Finalmente, meus irmãos, alegrem-se no Senhor! Escrever-lhes de novo as mesmas coisas não é cansativo para mim e é uma segurança para vocês. Cuidado com os cães, cuidado com esses que praticam o mal, cuidado com a falsa circuncisão! Pois nós é que somos a circuncisão, nós que adoramos pelo Espírito de Deus, que nos gloriamos em Cristo Jesus e não temos confiança alguma na carne, embora eu mesmo tivesse razões para ter tal confiança. Se alguém pensa que tem razões para confiar na carne, eu ainda mais: circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.Mas o que para mim era lucro, passei a considerar perda, por causa de Cristo. Mais do que isso, considero tudo como perda, comparado com a suprema grandeza do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor, por cuja causa perdi todas as coisas. Eu as considero como esterco para poder ganhar a Cristo e ser encontrado nele, não tendo a minha própria justiça que procede da lei, mas a que vem mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus e se baseia na fé. Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte para, de alguma forma, alcançar a ressurreição dentre os mortos.” Filipenses 3.1-11

Neste texto Paulo disse que era fariseu.  Todos nós éramos alguma coisa antes de convertermos , se fossemos perfeitos não teríamos um Salvador. 

Aquele que mentia, não mente mais. Aquele que falava palavrão, não fala mais. Aquele que roubava, não rouba mais, porque quando estamos com Cristo somos novas criaturas. 

Constantemente vemos pessoas que eram alguma coisa e mudaram para melhor por causa de Jesus.
Paulo disse: “circuncidado no oitavo dia de vida, pertencente ao povo de Israel, à tribo de Benjamim, verdadeiro hebreu; quanto à lei, fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível.”

Paulo perseguia a igreja, mas depois que teve um encontro real com Cristo, não perseguiu  mais. A garota que era uma má filha, depois de tornar-se nova criatura, deixou de ser. O homem adúltero, depois de conhecer a Cristo, não adulterou mais, etc, porque as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo.

Jesus Cristo disse que largo e espaçoso é o caminho que conduz a perdição e estreito o caminho que conduz a vida e poucos querem entrar nele. As nossas atitudes devem estar de acordo com o comportamento de uma nova criatura. 

Veja se você aguentaria ouvir isso: "Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés. Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam. Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los. Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas; gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas,  de serem saudados nas praças e de serem chamados ‘rabis’. Mas vocês não devem ser chamados ‘rabis’; um só é o mestre de vocês, e todos vocês são irmãos.” Mateus 23.2-8.

"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo. Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente. Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês.”
Mateus 23.12-15

Você aguentaria escutar Jesus pregando  Mateus 23? Oh mentira quando a pessoa diz que se estivesse no tempo de Jesus enfrentaria os soldados romanos! Estaríamos no meio da multidão gritando crucifica!

O farisaísmo precisa sair da nossa vida, a hipocrisia, o julgamento, o apontar do dedosomos pecadores e suscetíveis ao pecado, ao erro, por isso, devemos clamar por misericórdia e exercermos compaixão como igreja.  

Paulo disse: “Eu era um fariseu, mas não sou mais!” Que possamos dizer: “Eu era vingativo, um mau filho, um bêbado, um imoral, um descompromissado, um invejoso, um fofoqueiro, mas agora eu não sou mais!”

Lance o fariseu que há em você, não seja fariseu , não seja hipócrita!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário