terça-feira, 19 de março de 2013

Você está decepcionado?

“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como a tamargueira no deserto, e não verá quando vem o bem; antes morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto.” Jeremias 17:5-8

Este texto fala sobre a confiança em alguém que não deveríamos alicerçar tanto: o homem. Jeremia admoesta o povo com essas palavras. Quem se alicerça ou lança todas as suas expectativas no homem é maldito.
Vivemos num mundo em que acabamos colocando as nossas expectativas em coisas ou homens e nos decepcionamos.
Muitas vezes nos decepcionamos com pessoas próximas a nós. Quantas vezes projetamos expectativas em alguém, seja na área espiritual, familiar, conjugal, profissional, etc?  


Somos sujeitos a nos decepcionar assim como podemos decepcionar os outros. E quando investimos maciçamente em alguém e não somos correspondidos no nosso investimento?

Decepção é um sentimento de insatisfação que surge quando algo ou alguém não corresponde as nossas expectativas. Alguns personagens bíblicos que se decepcionaram:
- O Pai do menino endemoniado
“E um da multidão, respondendo, disse: Mestre, trouxe-te o meu filho, que tem um espírito mudo;  E este, onde quer que o apanha, despedaça-o, e ele espuma, e range os dentes, e vai definhando; e eu disse aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.” Marcos 9:17-18
- Paralítico

“Disse o paralítico: "Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim".” João 5:7

- Marta  irmã de Lázaro
“ Disse Marta a Jesus: "Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido.” João 11:21

Os perigos da decepção

- Esfriamento do nosso amor por outras pessoas

A Bíblia diz que por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriariam. A Bíblia diz que seremos conhecidos como discípulos de Cristo quando amarmos uns aos outros, temos que delegar isso para o mundo. A criação espera ansiosa a manifestação dos filhos de Deus que tem coragem de amar, mesmo com tanta decepção.
- Esfriamento do nosso relacionamento com Deus

Acho isso extremamente injusto, porque quando uma pessoa está decepcionada, ela não para de comer, de ir ao shopping, de ir ao restaurante, mas deixa de ir a igreja. O que Deus tem haver com isso?

Tem gente que decepciona com o homem e fica chateado com Deus.  O salmista diz: “Um dia nos seus átrios, valem mais que mil!”

- Criar amargura no coração ocasionando risco à saúde

Li uma pesquisa que o aumento da incidência de câncer no Brasil se deu por questões de ordem emocional. Quando nos decepcionamos o nosso coração pode chegar a doer e há um perigo nisso: a raiz de amargura. Ela sai entranhando no coração das pessoas tornando-as amarguradas.
Quem sabe você está amargurado com seu casamento? Com seus filhos, por causa de uma decepção? Não deixe a decepção criar raiz de amargura na sua vida!

Como lidar com as decepções?

- Devemos ter confiança total em Deus

Só n’Ele podemos lançar todas as nossas expectativas. Por mais maravilhosas que sejam as pessoas que te cercam elas estão sujeitas a decepcioná-lo, como também você pode também decepcioná-las.  Há um nível de confiança que só delegamos a Deus!

- A  nossa confiança no homem não pode nos afastar de Deus

“Ado, ado, cada um no seu quadrado!”  É literalmente isso. O coração do homem é demasiadamente corrupto. A frustração ainda que seja com alguém da igreja, não pode nos afastar de Deus. A igreja é como um hospital da alma, e dia a dia o Espírito Santo vai passando seu bálsamo.

- Precisamos estar atentos ao bem que outros podem nos fazer
Um milagre, uma resposta de oração, pode estar embutido em alguém próximo a você! Existem pessoas que estão tão decepcionadas que não conseguem ver a bênção de Deus bem próxima a elas. Precisamos estar sensíveis para perceber as pessoas que o Senhor colocou do nosso lado para curar as nossas decepções.

- Devemos transformar a decepção no caminho de volta pra Deus

Quem sabe há muito tempo você não vai a Casa de Deus ? Quem sabe Deus permitiu que você fosse decepcionado para que olhasse para o céu?  Quem sabe confiou numa promessa de alguém?

Lado positivo da decepção

- Nos ajuda a voltar nossos olhos para  quem realmente deve ser o alvo da nossa confiança;
- Nos lembra quem é o ser humano;
- Nos recorda quem somos
-Nos apresenta a real grandeza do nosso Deus

O Senhor é poderoso para transformar a decepção que você sofreu em um lindo testemunho, creia! Deus é poderoso para transformar cada lágrima em um lindo sorriso!

O mais gostoso de Deus é que Ele não muda, Hebreus diz que Ele é o mesmo ontem, hoje e será eternamente!
Pr. Marcos Roberto
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário