terça-feira, 23 de julho de 2013

Deus vai te enviar na frente

“Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.” Gênesis 45.5

O texto acima merece nossa atenção. Estamos diante de um texto que é familiar, falar desse patriarca chamado José, é aquilo que muitos de nós já conhecemos.

Você gostaria que Deus o enviasse na frente? Vou dar a você 10 passos da vida de José que foram primordiais para que ele pudesse dizer lá na frente: “Foi Deus que me enviou” Em Gn 37.5, diz que José teve um sonho. Tudo na nossa vida começa com um sonho.
Você se formou na faculdade, se casou, adquiriu o primeiro carro, teve o primeiro filho... SONHO. 

Nunca seremos enviados à frente por Deus se não estivermos dispostos a sonhar, se não estivermos dispostos a estabelecer um projeto, um alvo.  A sua vida só será mudada à partir do projeto que você estabelecer.

Deus honrará seus projetos, os teus sonhos. O sonho na vida de José foi algo tão forte que Gn 37.19 diz que ele vai atender um pedido do seu pai, porque quem sonha obedece o PAI, e foi ver seus irmãos e quando ele vai se aproximando de seus irmãos, um deles diz: “Lá vem o sonhador.”

Quem sonha, até o seu nome é mudado, as pessoas conseguem ver o sonho estampado na vida do que sonha.

II) Quem sonha, o sonho se torna visível.


III) Quem sonha tem a rota da sua vida mudada


Na carruagem do Ismaelita que José entrou havia especiarias, balsamo e mirra. Naquela carruagem havia unção da prosperidade, unção  para ser curado, e unção para  governar.  Profetizo isso sobre a sua vida.  Quem é curado perdoa!
Gn 37.25

Deus certas vezes permite algumas situações que não entendemos, mas lá na frente glorificaremos a Deus.

IV) Quem sonha tudo onde a pessoa coloca a mão prospera

José foi ser escravo na casa do comandante do exército de Faraó e tudo onde colocava a mão prosperava. Quando temos bálsamo e cura na nossa vida, no lugar mais improvável, Deus nos prospera.  O mal contra ti virá o bem -  Gn 39.5.

A unção é uma marca tão forte que a pessoa tem vitória onde ninguém teve.  A sua aliança com Deus é maior que o seu sonho. A mulher de Potifar assediou José e colocou a culpa nele, mas nessa situação eu vejo algumas lições:


- Na prisão José vira líder.  Gn 40.9-12

José não teve dificuldade nenhuma de interpretar  o sonho de dois prisioneiros. Porque interpretar sonho no palácio, na presença do rei, tá cheio, quero ver ter animo para interpretar sonho na prisão.

Antes do palácio tem a prisão. Antes de José interpretar o sonho do Faraó teve que interpretar o sonho do prisioneiro. É o pequeno que nos leva para o grande.

Se fizermos com excelência na prisão, faremos bem no palácio. Há pessoas que odeiam as coisas pequenas, no trabalho pequeno não quer trabalhar, no culto pequeno não quer ir, não quer ajudar.

- Se não formos avivados no tempo da luta como receberemos vitória?

Quando José chegou na prisão revolucionou tudo.  O que está dando errado na sua vida começará a  dar certo.

V) Quem deseja viver um romper na sua vida não tem dificuldade de liberar perdão

José perdoou seus irmãos. Quem quer viver um romper sabe liberar perdão. Gn 42.8

Todo milagre sempre começará com uma entrega. José pediu aos seus irmãos que lhe trouxessem seu irmão mais novo, Benjamim.  Os irmãos de José então tiveram que relatar o pedido de José ao pai. 

Jacó teria que liberar o seu bem mais precioso, seu filho mais novo ele só não sabia que ao liberar a ida de Benjamim para o Egito, abriria a porta para o milagre acontecer. Há horas que Benjamim tem que sair de casa.

Veja a trajetória de bênçãos nos versículos abaixo:

“Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês.” Gênesis 45.5

“e lhe deram a notícia: "José ainda está vivo! Na verdade ele é o governador de todo o Egito". O coração de Jacó quase parou! Não podia acreditar neles.” Gênesis 45.26

“Mas, quando lhe relataram tudo o que José lhes dissera, e vendo Jacó, seu pai, as carruagens que José enviara para buscá-lo, seu espírito reviveu.” Gênesis 45.27

A Bíblia diz que no vs 28 Jacó disse: “Basta, vou ver meu filho...” Em nome de Jesus ainda esse mês você dirá ‘Basta’ para o problema que você vive.

Quem sabe Deus vai fazer não tem medo de parar em Berseba e entregar  sacrifício. Jacó fez isso, partiu para ver seu filho.


Porque Jacó entregou seu filho olha o que lhes aconteceu: “José instalou seu pai e seus irmãos e deu-lhes propriedade na melhor parte das terras do Egito, na região de Ramessés, conforme a ordem do faraó. Providenciou também sustento para seu pai, para seus irmãos e para toda a sua família, de acordo com o número de filhos de cada um.” Gênesis 47.11-12

Jacó foi morar no melhor lugar do Egito sendo sustentado pelo governo. Deus tem Ramessés para  a sua vida.

Pr. Eliel Lima
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário