domingo, 21 de julho de 2013

Leve a cruz de Cristo

 “E quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus.” Lucas 23.26



Simão Cirineu veio da cidade de Cirene, norte da África, podia se dizer a respeito dele: “Este é um bom judeu”. Em Cirene, havia uma grande comunidade judaica.


Simão foi há um templo em Jerusalém por ocasião da Páscoa oferecer sacrifícios a Deus, porém, o que ele não sabia, é que aquele que estava diante d’Ele era verdadeira ovelha, o verdadeiro cordeiro de Deus.


Ele não sabia que a antiga aliança estava desaparecendo e a nova acontecendo. Absolutamente nada precisa ser acrescentando ao sacrifício de Cristo Jesus, Ele é suficiente para salvar a nossa alma e nos levar para o céu.


“Porque o amor de Cristo nos constrange, julgando nós assim: que, se um morreu por todos, logo todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” 2 Coríntios 5.14-15


Nós é quem deveríamos sofrer pelo pecado de Adão e Eva, mas Deus na Sua infinita misericórdia e grandeza enviou Jesus para nos resgatar dos nossos pecados.


De repente estamos indo ao culto, vamos a igreja, mas estamos nos deixando levar pelo erro, pelo pecado.


Quando cremos no sacrifício de Jesus morremos para o mundo. Quando ouvimos a Palavra de Deus e cremos na cruz de Cristo, nesse sacrifício que é suficiente, morremos para o mundo, para o pecado... muito embora, o pecado nos assedie tenazmente, somos mais que vencedores por meio do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Cristo morreu por todos, nos substituindo na cruz do calvário.  Que cristianismo você tem praticado? O verdadeiro cristão não vive para si mesmo, mas para agradar a Deus!


Somos recriados por Deus em Cristo, nascidos de novo. Você tem vivido uma vida nova, ou apenas se ataviou de crente e tem vivido a mesma vida de antes?  Simão Cirineu levou a cruz de Cristo – você tem levado a cruz de Jesus? 

Quando você crê em Cristo, o Espírito Santo vem e te recria. A vida que Cristo nos ensinou é uma vida de renuncia, uma vida que renunciamos a nossa vontade própria, o nosso eu. Ou seja; precisamos deixar de ser egoístas narcisistas, etc...


A vontade de Deus tem que ser cumprida na nossa vida, e se a vontade de Deus não for cumprida na nossa vida, ela vira um caos.


“Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará.” Lucas 9.24


Perca sua vida para Jesus, entregue-a no altar do Senhor.  Quando assim fazemos não somos mais nós, mas Cristo na nossa vida.


Satanás tem iludido muitas pessoas, que ao invés de buscarem conselho no Senhor, buscam conselho em pessoas. A Palavra de Deus tem que estar no nosso coração.

Qual a consequência do encontro de Simão Cirineu e Cristo? “Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz.” Marcos 15.21.


O testemunho de Simão Cirineu impactou a vida de sua família que se converteu pelo exemplo de cristão do pai. Se não formos exemplos de cristãos para a nossa família, não teremos êxito em nossa oração. Se não dermos testemunhos para nossos filhos e para Cristo como eles poderão chegar aos pés do Salvador?


“Saúdem Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe, que tem sido mãe também para mim.” Romanos 16.13
Com certeza os filhos de Simão Cirineu se espelharam nele e almejaram levar a cruz de Cristo. Qual referencial seu filho terá a seu respeito? Você tem sido referencial para sua família. A família de Simão Cirineu foi transformada pelo exemplo dele!


Seja um exemplo de cristão para a sua casa e certamente o Espírito do Senhor os alcançará!

Pr. Ricardo Chamabarelle 
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário