domingo, 7 de julho de 2013

Nabote e Acabe

“E sucedeu depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria. Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.
Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais. Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão.
Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão? E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jizreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: Não te darei a minha vinha.
Então Jezabel, sua mulher lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jizreelita. Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote.
E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo. E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.
E os homens da sua cidade, os anciãos e os nobres que habitavam na sua cidade, fizeram como Jezabel lhes ordenara, conforme estava escrito nas cartas que lhes mandara. Apregoaram um jejum, e puseram a Nabote diante do povo.
Então vieram dois homens, filhos de Belial, e puseram-se defronte dele; e os homens, filhos de Belial, testemunharam contra ele, contra Nabote, perante o povo, dizendo: Nabote blasfemou contra Deus e contra o rei. E o levaram para fora da cidade, e o apedrejaram, e morreu.
Então mandaram dizer a Jezabel: Nabote foi apedrejado, e morreu.” 1 Reis 21:1-14

Existem pessoas que vendem até a própria alma, não valorizam  o que tem e existem as que valorizam o que tem.

O nome Nabote significa protetor. Nunca vi uma criança com o nome de Nabote, mas é um bom nome. Nabote morreu porque tinha princípios. Esse homem recebeu uma herança de seus pais, uma vinha - a vinha passava de geração em geração.

Acabe era um crente desviado, um homem de Deus, filho de crentes, mas ele conheceu uma mulher chamada Jezabel e essa mulher virou a cabeça dele. Por isso a Bíblia diz que quem encontrou uma esposa, encontrou um bem e quem tem junto de si uma ‘víbora’, uma mulher maligna sofre muito.

Jezabel era filha de sacerdotes malignos – feiticeiros e Acabe casou-se com ela e tornou-se o pior rei de Israel. Acabe trouxe para dentro da casa de Deus um bordel – o crente desviado muitas vezes torna-se pior que uma pessoa incrédula.

Um dia Acabe vê a vinha de Nabote e cresceu o olho em cima da vinha. Naquela época, o rei era o dono da terra. É como construção na beirada de rodovias – é do governo. Na Inglaterra, ninguém é dono de nada, a pessoa tem uma concessão.

E Acabe disse a Nabote: “Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro.”  Mas a questão de Nabote não era o dinheiro – às vezes temos coisas que para os outros não tem valor algum, mas pra nós tem muito valor.

Há pessoas que constroem as coisas com muito esforço durante anos e em questões de segundos vê  seu trabalho ser jogado no lixo.

Quando Acabe disse a Nabote que transformaria sua vinha numa horta, foi um grande desrespeito, pois a vinha representava para Nabote, a história de seus antepassados.

Precisamos respeitar a história das pessoas. Os filhos precisam valorizar os pais e agradecê-los por tudo que eles fizeram.

Valorize o que você tem, há pessoas que não valorizam o que têm. Para Acabe a horta era um negócio comum, para Nabote era uma propriedade de grande valor. Nabote disse NÃO para o rei e Acabe foi para a casa desgostoso. (vs4); tem gente que não sabe ouvir não. Você conhece uma pessoa quando você dá poder ou diz não a ela.

Acabe ficou ‘doidozinho’ e se abateu, Jezabel vendo a situação disse: “Você não é homem não, seu banana.” Jezabel era uma ‘mulher  macho’, coisa feia é uma ‘mulher macho’.

Jezabel não tinha escrúpulo, veja o que ela fez: “Então escreveu cartas em nome de Acabe, e as selou com o seu sinete; e mandou as cartas aos anciãos e aos nobres que havia na sua cidade e habitavam com Nabote. E escreveu nas cartas, dizendo: Apregoai um jejum, e ponde Nabote diante do povo. E ponde defronte dele dois filhos de Belial, que testemunhem contra ele, dizendo: Blasfemaste contra Deus e contra o rei; e trazei-o fora, e apedrejai-o para que morra.”

Ela acabou com o chefe de família – muitas vezes você pode perder a sua ‘vinha’, mas não perca sua honra.

O que você está vendendo por preço insignificante? A sua família, a sua salvação, a sua fé? Que Deus tenha misericórdia das nossas vidas!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana


Nenhum comentário:

Postar um comentário