domingo, 14 de julho de 2013

Marque sua geração

“Jacó habitou na terra de Canaã, onde seu pai tinha vivido como estrangeiro. Esta é a história da família de Jacó: Quando José tinha dezessete anos, pastoreava os rebanhos com os seus irmãos. Ajudava os filhos de Bila e os filhos de Zilpa, mulheres de seu pai; e contava ao pai a má fama deles. Ora, Israel gostava mais de José do que de qualquer outro filho, porque lhe havia nascido em sua velhice; por isso mandou fazer para ele uma túnica longa. Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente. Certa vez, José teve um sonho e, quando o contou a seus irmãos, eles passaram a odiá-lo ainda mais. "Ouçam o sonho que tive", disse-lhes. "Estávamos amarrando os feixes de trigo no campo, quando o meu feixe se levantou e ficou em pé, e os seus feixes se ajuntaram ao redor do meu e se curvaram diante dele". Seus irmãos lhe disseram: "Então você vai reinar sobre nós? Quer dizer que você vai governar sobre nós? " E o odiaram ainda mais, por causa do sonho e do que tinha dito. Depois teve outro sonho e o contou aos seus irmãos: "Tive outro sonho, e desta vez o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim". Quando o contou ao pai e aos irmãos, o pai o repreendeu e lhe disse: "Que sonho foi esse que você teve? Será que eu, sua mãe, e seus irmãos viremos a nos curvar até o chão diante de você? " Assim seus irmãos tiveram ciúmes dele; o pai, no entanto, refletia naquilo.” Gênesis 37.1-11.

Como igreja nos relacionamos o tempo todo e as pessoas são diferentes. Temos pessoas sanguíneas, coléricas e fleumáticas dentro da casa de Deus. Por isso temos que exercer a arte do relacionamento.
O texto vem dizendo:  “Esta é a história da família de Jacó....”  

Se queremos ser instrumento de Deus na sociedade onde vivemos não podemos ser  como o ‘Agostinho Carrara’ Quem é o Agostinho Carrara? Ele é onde um enganador, mentiroso, um falso moralista.

Se quisermos ser instrumentos nas mãos de Deus precisamos em primeiro lugar:

- Sermos alguém que trabalha

José começou trabalhar aos 17 anos. Quer ser instrumento de Deus nas mãos de Deus? Seja alguém trabalhador. Existem pessoas hoje aos 17 anos que nem pensam em trabalhar. 

Existem várias formas de trabalhar, até dentro de casa. Tem gente que tem tanta preguiça que dorme com fome porque tem preguiça de colocar a comida no micro-ondas para esquentar.


- Não compactuar com o erro

Muitos não podem ser instrumentos nas mãos de Deus porque se compactuam com o erro. Mesmo que você seja chamado de ‘dedo duro’ não concorde com o que está errado.


- Não ter medo de sonhar

José era um sonhador e Deus o honrava. Sonhe, não tenha medo de sonhar.

- Fugir do pecado


A Bíblia nos ensina a repreendermos satanás e fugir de toda a aparência do mal. Fuja do pecado!

- Ter temor a Deus

Temer a Deus é ter medo das consequências do pecado que cometemos.
 Você pode até semear escondido, mas a colheita será à vista de todos.  Oportunidade para pecar temos todos os dias e pecar é errar o alvo.


José era uma pessoa que tinha muitos dons e talentos.  O Senhor também nos dotou de talentos, deixe Deus te usar.  Não enterre os dons e talentos que o Senhor te deu e seja um instrumento nas mãos d’Ele.

- José foi um homem que teve um coração perdoador


Para viver na grande família precisamos exercitar o perdão e perdão não é um sentimento, é uma decisão.  José perdoou seus irmãos.


Existem pessoas que têm muita dificuldade para perdoar. José foi tão especial e ele teve dois filhos, um ele chamou de Manassés (Deus me fez esquecer) e Efraim (Duplamente frutífero).


O que José viveu não é para qualquer um. Daniel, José passaram por tantas situações, mas eles marcaram a geração em que viviam.

Marque a sua geração!

- Honre seus pais

Existem muitos filhos desprezando seus pais, mas a Bíblia nos ensina a honrá-los.  Não perca tempo, quem fica do nosso lado na hora da adversidade é a nossa família.


Pr. Ismael Luz
Edição: Renata G. Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário