terça-feira, 27 de maio de 2014

Profetiza ao vale dos ossos secos

“Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.”  Ezequiel 37.1-14

Algumas vezes Deus pode nos conduzir pelo Espírito a vivenciar experiências inéditas com um propósito.

O profeta se viu no meio de uma crise e o Senhor o fez andar ao redor daqueles ossos. Um sacerdote separado por Deus não podia tocar em ossos, mas o Senhor o fez andar ao redor.

Aquele tempo era um tempo de cativeiro, e o profeta quando começa a fazer o diagnóstico, vê três estágios e o Senhor lhe lança um desafio: “Poderão viver estes ossos?”

Nunca houve no nosso país tantos desviados, tanta apostasia como nos nossos dias. Comumente recebo na igreja pessoas que querem oração, ajuda espiritual e depois da conversa descobrimos que aquela pessoa frequentava a igreja, fazia parte do coral.

Estou cansado de ver famílias que serviram ao Senhor e que tem filhos que não querem seguir o caminho de Deus. O povo de Deus está em crise no seu relacionamento com Deus.

Isaías diz que o povo estava enfermo da cabeça ao pé. Amós olhou para o povo e viu que o povo estava sem vida, chamou a nação ao arrependimento, mas, eles não quiserem, Oseias da mesma forma e o povo não quis ouvir a Palavra de Deus.

O Senhor chamou o seu povo ao amor, a visitação, mas eles não se arrependeram. Ezequiel vê o fruto amargo da rebeldia, o desmande dos filhos de Eli na igreja e chama o povo e diz: “Será que Deus pode fazer uma mudança em nós?”



A coisa mais difícil hoje é sentarmos para ser amigos e irmãos na fé. Como é difícil sentar com outro pastor.

Como é triste vermos Deus abençoar alguém e vê as pessoas torcendo para que o outro tropece e caia.

O agente da restauração tomou o profeta e disse: “Anda aí no meio dessas coisas podres, do que está me desagradando...” Eu perguntou: “Pode haver alguma mudança aí?” Ezequiel transfere a responsabilidade da mudança para o Senhor. “Tu o sabes Senhor.”

Deus nos levantou para com Ele fazer parte da mudança na igreja, na nação, na nossa casa. O que adianta ter um ministério suntuoso, se meu filho não ama o Deus que eu amo?

Que adianta compartilhar as revelações do Espírito, se em casa, meu filho não sabe quem Deus é?
 O nosso compromisso é ter um relacionamento profundo com Deus!

Quando começo ler esse texto me dou conta que era necessário uma intervenção divina e esse quadro caótico (vale de ossos secos), era resultado do pecado.

Mais do que congressos, retiros, movimentos, precisamos de um avivamento em nós.

As marcas de um despertamento espiritual é um profundo quebrantamento! Como nosso povo se tornará um povo guerreiro na oração se não valorizamos a oração.

Quer saber o nível espiritual de uma igreja? Frequente o culto de domingo de manhã. Veja quem está orando nas reuniões de oração.

Precisamos levar o povo a uma experiência de confissão de pecados. A igreja está pregando para passar uma ‘maquiagem’ para o povo ao invés de pregar o arrependimento.

O Evangelho genuíno gera arrependimento, transformação.  Pare de falar mal da ‘noiva’ do Cristo que é a igreja!

No verso 4, vemos que a mudança começa por meio da Palavra.  Pastor, volte a pregar a poderosa Palavra de Deus!

O Senhor te deu a ferramenta da mudança que é a preciosa Palavra de Deus – Ela é a resposta!

Os ossos secos, podem ser enfermidades incuráveis, espíritos malignos que possuíram pessoas...

A Bíblia diz que houve um ruído. É necessário barulho, no Pentecostes houve primeiro o barulho, mas, o barulho era só o início de que algo estava começando, não despreze as estratégias, considerando que barulho não é vida!

Depois houve um ajuntamento (traga de volta os espalhados)... não podemos ficar satisfeitos com o ajuntamento, mas o ajuntamento é necessário. Dentro da igreja pessoas diferentes se ajuntam.

Posteriormente foram os nervos que se uniram e a carne e o profeta viu que eles iriam se levantar.
O cenário não era um cemitério, mas, um campo de batalha. Estamos num campo de batalha e Deus sacudirá o Brasil através da igreja.

A doutrina é importante, os preceitos são importantes, mas frequentar a igreja é diferente de ter um relacionamento profundo com o Espírito Santo.

Você mede um homem e a sua espiritualidade quando ele está no secreto e é quebrado! 

No verso 10, vimos que o Espírito entrou naquele ajuntamento e trouxe vida. Quando o Espírito vem, nos tornamos um exército poderoso nas mãos do Senhor e esse exército escreve uma história nova. 

Precisamos de um avivamento que nos tire da aparência e gera vida na nossa vida!

O resultado de tudo é que o que era morte, foi transformado em vida! Ele restaura a autoridade da Palavra na sua vida - nenhuma das palavras da sua boca cairá por terra. 

Quando nos movemos na Palavra, o Espírito Santo nos guia! 

Pr. Jocymar Fonseca
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário