terça-feira, 20 de maio de 2014

Um homem que tinha tudo pra ser um exemplo

“Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração até se corromper; e transgrediu contra o Senhor seu Deus, porque entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar do incenso.” 2 Crônicas 26.16

Deus permite ao ser humano que ele cresça. O crescimento faz parte do crescimento de Deus. Abraão Lincoln diz que se a América seguisse a Bíblia não seria necessária a constituição.
Os Estados Unidos tornou-se uma nação poderosa e mandava missionários para todo o mundo. Mas a nação exaltou-se e pensou que poderia viver sem Deus. 

Um Bin Laden prova para os Estados Unidos que a nação sem a proteção de Deus torna-se um caos.
Onde falta Deus, entra o medo. Onde falta a presença de Deus, satanás entra e destrói.

Homens poderosíssimos cometeram os mesmos erros de Uzias. Talvez você não era nada e Deus cuidou de você. Não existe na Bíblia nenhum um rei que fez o que Uzias fez, ele foi o maior rei de Israel. O que ele fez para a nação israelita foi muito grande. 

Uzias tornou-se rei de Israel ainda adolescente com 16 anos.  (2 Cr 26.1) 

O pai de Uzias foi um bom pai: “Ele fez o que o Senhor aprova, tal como o seu pai Amazias;” 2 Crônicas 26.4. Honre seus pais, valorize-os antes que você venha a valorizá-los depois que eles partirem. Os pais não querem caixão de primeira, querem filhos de primeiro. Filho não ganha discussão com o pai, perde todas, porque a Bíblia diz que se você for um bom filho (a), Deus o fará feliz. 

A Bíblia diz que Uzias se propôs a buscar a Deus e o Senhor o fez prosperar. Quando escolhemos buscar ao Senhor, Ele tira de nós o medo, o temor. 

Veja o que Uzias fez:  “Ele saiu à guerra contra os filisteus e derrubou os muros de Gate, de Jabne e de Asdode. Depois reconstruiu cidades próximo a Asdode e em outros lugares do território filisteu. Deus o ajudou contra os filisteus, contra os árabes que viviam em Gur-Baal e contra os meunitas. Os amonitas pagavam tributo a Uzias, e sua fama estendeu-se até a fronteira do Egito, pois havia se tornado muito poderoso. Uzias construiu torres fortificadas em Jerusalém, na porta da Esquina, na porta do Vale e no canto do muro. Também construiu torres no deserto e cavou muitas cisternas, pois ele possuía muitos rebanhos na Sefelá e na planície. Ele mantinha trabalhadores em seus campos e em suas vinhas, nas colinas e nas terras férteis, pois gostava da agricultura. Uzias possuía um exército bem preparado, organizado em divisões de acordo com o número dos soldados convocados pelo secretário Jeiel e pelo oficial Maaséias, sob o comando de Hananias, um dos oficiais do rei. O total de chefes de família no comando dos homens de combate era de dois mil e seiscentos. Sob o comando deles estava um exército de trezentos e sete mil e quinhentos homens treinados para a guerra, uma força poderosíssima que apoiava o rei contra os seus inimigos.
Uzias providenciou escudos, lanças, capacetes, couraças, arcos e atiradeiras de pedras para todo o exército. Em Jerusalém, construiu máquinas projetadas por peritos para serem usadas nas torres e nas defesas das esquinas, máquinas que atiravam flechas e grandes pedras. Ele foi extraordinariamente ajudado, e assim tornou-se muito poderoso e a sua fama espalhou-se para longe. Entretanto, depois que Uzias se tornou poderoso, o seu orgulho provocou a sua queda. Ele foi infiel ao Senhor, ao seu Deus, e entrou no templo do Senhor para queimar incenso no altar de incenso.” 2 Crônicas 26.6-16.

Quanto ‘maior’ for o homem, mais humilde ele deve ser, porque o homem é pó e ao pó retornará.
Uzias cometeu transgressão contra o Senhor,  ele entrou no templo para queimar incenso no altar.

Ele considerou não precisar mais dos profetas. Ele entrou no santuário de Deus e pôs a mão no incensário. Uzias não tinha sido ungido para isso! 

A soberba de Uzias o fez confundir as coisas, o cegou ao ponto de pensar que poderia fazer o quisesse.
É Deus que nos dá o crescimento, que nos sustenta. Tudo tem prazo de validade, o que não tem prazo de validade é o sangue de Jesus. O poder pertence a Deus!

Uzias se exaltou e se indignou, o sacerdote Azarias o advertiu, mas  ele não aceitou e se irou, em consequência disso, saiu-lhe uma lepra na testa, o Senhor o feriu.
“O sumo sacerdote Azarias, e outros oitenta corajosos sacerdotes do Senhor, foram atrás dele. Eles o enfrentaram e disseram: "Não é certo que você, Uzias, queime incenso ao Senhor. Isto é tarefa dos sacerdotes, os descendentes de Arão consagrados para queimar incenso. Saia do santuário, pois você foi infiel e não será honrado por Deus, o Senhor". Uzias, que estava com um incensário na mão, pronto para queimar o incenso, irritou-se e indignou-se contra os sacerdotes; e na mesma hora, na presença deles, diante do altar de incenso no templo do Senhor, surgiu lepra em sua testa.” 2 Crônicas 26.17-19.

A vida com Deus não é brincadeira. Não é possível sair da casa de Deus  e ir direto para o erro, para o pecado!

O fim dele foi triste tudo porque seu coração se exaltou:  “O rei Uzias sofreu de lepra até o dia em que morreu. Durante todo esse tempo morou numa casa separada, leproso e excluído do templo do Senhor. Seu filho Jotão tomava conta do palácio e governava o povo. Os demais acontecimentos do reinado de Uzias, do início ao fim, foram registrados pelo profeta Isaías, filho de Amoz. Uzias descansou com os seus antepassados e foi sepultado perto deles, num cemitério que pertencia aos reis, pois o povo dizia: "Ele tinha lepra". Seu filho Jotão foi o seu sucessor.” 2 Crônicas 26.21-23

Que Deus nos livre da soberba! Que o Senhor nos livre da 'lepra na testa' Que não sejamos como Uzias que construiu um palácio, e terminou seus dias numa casa fora. 


Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário