segunda-feira, 26 de maio de 2014

Tempo de Crescimento

Ref: Exôdo 17.1-7

Minha vovó me dizia que nem tudo que reluz é ouro. Muitos dirão: “Em teu nome expulsamos demônios, falamos novas línguas e o Senhor dirá: Eu não os conheço”

Nesse texto vemos Deus perguntar ao povo: “O que é mais importante, o que é mais vital?” Quando Israel iniciou o trajeto de se locomover com a nuvem de glória sobre a nação, Deus fez com que eles parassem em Refidim, mas, naquele lugar não havia água.

Aquele lugar era também um lugar de prova. O Senhor queria que eles entendessem que a presença d'Ele é mais importante que as coisas.


A demanda era tão grande, a exigência era tão grande, que eles contenderam, tentaram ao Senhor e o lugar de descanso, tornou-se um lugar comum.

A demanda de hoje dos nossos ministérios, da nossa vida familiar, tornou-se tão grande que estamos trocando o nosso direito de primogenitura pela demanda.

A demanda da vida muitas vezes é tão grande que trocamos o importante pelo passageiro.

Moisés estava com o povo em Refidim, e quando aquela crise surge no ministério dele, provocou em Moisés a ida para um novo estágio.

Quando uma crise chegar na sua vida, perceberá que às vezes Deus está trazendo aquela crise para o seu crescimento.

Tudo na nossa vida precisa da dimensão do crescimento, da maturidade. Não sou o mesmo pastor, o mesmo pai do nascimento dos meus filhos, não sou a mesma pessoa do inicio do meu casamento.  Deus trouxe crescimento a minha vida através das experiências.

Chegou um momento na vida de Moisés que ele não precisava estar na frente do povo e ao lado do povo, mas com Deus.

Não podemos mais administrar as crises na nossa vida como era no início. Para chegarmos onde Deus quer que cheguemos, precisamos crescer.


Crescer não é fácil, gera dependência, tomada de decisões, cria responsabilidades, o crescimento nos leva a enfrentar situações como nunca imaginaríamos que enfrentaríamos.

O problema é que muitos não querem crescer e esperam que tudo venha até a mão deles de mão beijada. Mas só temos duas alternativas: crescer ou crescer.

Como crescer?

- Vivendo a vida espiritual na total dependência de Deus.

A matéria prima do nosso sucesso é o nosso relacionamento primordial com Deus.  “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.” Sl 37.4.

Não troque o primordial pelo secundário, se você está fazendo isso, está precisando restaurar o seu altar. Moisés tinha tantos problemas para resolver, mas Deus estava em primeiro lugar na vida dele.

- Passe à frente

Quando Deus te chama, pode até parecer que o local onde Ele o colocou é o final, mas será um manancial de águas vivas em sua vida!

- Relacionamentos fortes

É muito importante termos relacionamentos vitais. Ninguém cresce sozinho! Às vezes você está gastando mais tempo com pessoas que não vão investir  em você, do que com pessoas que compram a sua causa.

-Tenha autoridade da Palavra

Pregue  a Palavra de Deus.  O Senhor tem compromisso com a Sua Palavra.

- Lugares Altos

Deus nos dá asas.  O desejo de Deus é que lutemos nos lugares altos. Precisamos ser pessoas melhores.
Melhores filhos, melhores cônjuges, melhores empresários, melhores cidadãos e isso não é só dentro da igreja é lá fora!

Não sei quais são as intenções do seu coração, mas digo que quando você tocar na Rocha, você pode estar passando um momento delicado, Deus te surpreenderá, fazendo sair água da Rocha.

Pr. Jocymar Fonseca na Escola de Sabedoria
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário