terça-feira, 27 de maio de 2014

Samuel: O Milagre!

"Por este menino orava eu; e o Senhor atendeu à minha petição, que eu lhe tinha feito." 1 Samuel 1.27.
Tire  a palavra menino e coloque a palavra situação. “Por essa situação eu orava e Deus me atendeu!”
Eu queria dizer a você: “A tua oração foi ouvida!” Se a sua oração foi ouvida o que está chegando? As respostas! Se as resposta estão chegando, então se prepare;  prepare tua casa, tua família, teu coração...
Tendo lido o versículo que fala o fim do processo quero retroceder e levá-lo ao ponto de partida da vida de Ana.
Parece muito fácil, mágico, que acontecerá instantaneamente. Antes da resposta de Ana tem todo o processo de luta, preparação, maturidade que Deus permitiu Ana passar.

Ana era a esposa legítima, a mulher amada de Elcana, a escolhida de Deus para caminhar com ele, só que Ana não lhe dava filhos. Na cultura hebraica, uma mulher precisa gerar filhos.
Ela pode ter muitas filhas, mas, precisa gerar um filho homem, porque será ele que suscitará descendência para o pai. E os anos passavam e Ana não gerava. Então a lei permitia que o marido tomasse outra mulher para dela suscitar filhos, descendência, então Elcana tomou Penina como mulher e ela lhe dava muitos filhos.
Nesse processo relacional, Penina e Ana subiam para servir culto ao Senhor e Ana tinha sua alma sangrando, depressão, e Penina fazia tudo para irritar Ana.
Por que Ana viveu essa jornada?
- Ela não estava preparada para o  que Deus tinha para a vida dela. Só recebemos alguma coisa quando estamos aptos para tê-la.
Não se pode dar um carro para uma criança de dez anos, um cartão de crédito ilimitado para um menino de 16 anos. Não se pode pegar  uma menina de 16 e querer que ela assuma um lar.
Ana queria uma criança para chamar de filho, Deus pensava num profeta para o seu povo. Ana queria uma criança para dizer para Penina: “Eu também gero!” Mas Deus queria que ela gerasse um juiz.
Muitas coisas que passamos na nossa vida são uma habilitação para que na hora certa Deus nos abra a porta do palácio.
- Ana tinha um propósito pessoal, Deus tinha um propósito espiritual e amplo
O problema de Ana não gerar filhos, o Senhor é quem a estava segurando! “... Porque o Senhor lhe tinha cerrado a madre.” 1 Samuel 1.6
 - Ana precisava tornar-se apta para o que Deus tinha para ela
Deus permitirá você passar por provas, adversidades. Ana passou pela prova do tempo, da calúnia, da irritação, da competição, do orgulho, das injustiças, da fé, do medo... o Senhor permitiu Ana ser provada, e às vezes Ele nos permite ser provados, para que sejamos aprovados!
Deus está permitindo essa luta porque dentro desse embrulho de adversidade tem o passaporte para  a nossa vitória!
A Bíblia diz que Ana entrou no templo e parece que ela foi para um canto e se prostrou. Ela foi para a ponta do Altar e pela primeira vez em muitos anos, Ana se levantou!
Quando Ana mudou sua atitude, algo começou a mudar na vida dela, ela passou a ser praticante da Palavra.
Ana poderia ficar reclamando da vida, que orava, orava, orava e não tinha respostas, mas, ela se levantou e determinou que ali começava a mudança da vida dela.
A virada na vida de Ana começou quando ela se levantou.  O coração dela estava amargurado, mas, ela decidiu se levantar, ela ficou de pé.
Tire forças de onde você não imagina, levante-se e quando você se levantar o Senhor lhe dará forças para vencer!
- Ana se levantou e orou a Deus
Deus tem muitas maneiras de falar conosco e nós apenas uma maneira de falar com Ele, através da oração. Use a ferramenta certa, ore, clame, porque a resposta vai chegar!
Pedro estava preso com data de sentença de morte para o próximo dia, mas, a igreja orava! A oração da igreja tocou o céu e Deus enviou um anjo e o anjo buscou Pedro.
Eu creio que as nossas orações já tocaram o céu e a resposta  de Deus virá para a nossa vida! As respostas estão chegando!
- Ana tinha compromisso
Você está comprometido com o quê? Eu estou comprometido com a minha mulher, pode aparecer uma mulher mais linda, mais poderosa, mais ungida, eu estou comprometido com a Roberta.
Estou comprometido com meus filhos.  Estou comprometido com Deus, as coisas dando certo ou não.  Eu tenho compromisso com a minha igreja, com o nome do Senhor. Com o que você está comprometido (a)?
Quer conhecer a grandeza de uma pessoa? Veja com o quê ela está comprometida!

Pr. Jocymar Fonseca
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário