segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Uma crise na vida de Elias

“E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.” 1 Reis 19.1-8

Diz a Bíblia que Acabe era um homem mau, ele não se tornou mau porque casou-se com Jezabel, ele se tornou pior depois que casou com ela. Jezabel era filha de feiticeiros. Baal era considerado Deus da vida, dos montes, da agricultura, Azera a deusa da fertilidade. Baal era adorado com sacrifício de crianças e Azera, com a prática do sexo cultual. As 450 profetizas de Azera, tinham como função a prostituição cultual, elas geravam filhos e depois estas eram sacrificadas a Baal.

Elias entrou em cena na hora certa. O homem de Deus tem a hora de entrar em cena. Ele era um profeta, um homem de Deus, o único homem na Bíblia de quem o Espírito Santo teve o cuidado de mencionar que era um homem sujeito as mesmas paixões que nós.

Algumas pessoas tem a sensação que homens de Deus não sofrem, não tem lutas, que pastores têm a vida sem problemas, parte da causa dessa interpretação é culpa dos próprios pastores.

Há quem pense e defenda que sofrimento é sinônimo de castigo, punição.  Nem sempre sofrimento é correção, às vezes é promoção. Deus pode permitir o sofrimento para nos levar a um patamar superior ao que estamos vivendo. Acabe era um homem fraco numa posição de poder, governado por uma rainha pagã, idólatra, e politeísta. 

Elias chegou ao seu ministério apresentando três pontos de impacto:

1º) Em 1 Reis 17, ele disse: “Segundo a minha palavra não haverá chuva sobre a terra por três anos e meio.” A intimidade dele com Deus era tão grande que ele falava e Jeová aferia. Isso deveria ser  suficiente para o povo parar e querer ouvi-lo.

2º) Depois ele chama os 450 profetas de Baal e os desafia em casa. “O Deus que responder com fogo seja aclamado Deus em Israel.”­­­  E o Deus Jeová respondeu com fogo e não só isso, como lambeu a água derramada no altar. Isso deveria ser motivo suficiente para o povo ser avivado. Elias criou uma expectativa grande a respeito disso.

3º) Elias matou todos os profetas de Baal.  Ele cortou o pescoço dos meninos de Jezabel e esperava que diante das comprovações das manifestações de Deus, o povo se convertesse ao Senhor, mas, isso não aconteceu.

Nem sempre as grandes manifestações do seu ministério, gerarão o resultado que você espera. 

Não obstante os milagres acima descritos, Elias disse que iria chover depois de 3 anos sem chuva e choveu.

Elias vivia a melhor fase do seu ministério. Tenha muito cuidado com a melhor fase do seu ministério e o povo não se converteu. 

Jezabel então,  libera uma ameaça contra Elias e ele entrou em crise. Perspectivas, expectativas não supridas geram frustrações. 

1º  sinal da frustração: Medo

Ele correu para salvar a sua vida.  Nem o Senhor apareceu a Elias depois da ameaça de Jezabel. Precisamos desenvolver sensibilidade para lidar com os momentos que Deus não fala nada, porque nem sempre Ele fala.

Vivi uma crise tão forte de ordem pessoal que tive derrame no olho direito duas vezes, derrame facial. Chorava no púlpito e cheguei ao ponto de querer tirar a minha própria vida.  E o Senhor me disse: “Espera o meu tempo, porque eu vou agir.” Homens de Deus são assaltados pelo medo e o medo é um sinal que a crise está rondando.
2º sinal da frustração: Desânimo

Ele é tomado de desânimo e tristezas tão profundos que diz: “Basta!” Deus não leva o  crente na hora da luta.

Elias teve  a sensação de solidão. Liderança é uma posição solitária, veio a exaustação física e quanto mais exaustos estamos, mais o diabo ataca a nossa mente e esses pensamentos  se potencializam.

Nas suas crises, sejam quais forem, Deus pode estar calado, mas, não está ausente.

3º sinal da frustração de Elias: Ele quis se isolar

Ele rejeitou companhia e a solidão só é boa quando tem propósito devocional.

E como Deus tratou da crise de Elias? 

- Ele deu a ele descanso. Deus deixou Elias dormir.  Se necessário for saia de cena.

- Depois o Senhor deu alimento a ele. Deu pão quente.  

O Senhor quer dar a você ‘pão cozido’ sobre brasas.  Porque quando você abrir a boca, as pessoas verão a diferença. 

- Depois o Senhor deu a ele água – água fala de refrigério, animo. Toda luta tem tempo determinado, crise tem tempo de validade, aguente, vai passar.

A crise pode ser a oportunidade de repensar alguns posicionamentos e oportunidades.

Pr. Josué Brandão no Segredos do Coração 
Edição: Renata G. Santana

Um comentário: