domingo, 24 de abril de 2016

A vontade permissiva e a soberana de Deus

O início do reinado de Saul foi vitorioso, embora, as tribos continuassem divididas. Não era a vontade de Deus que Israel tivesse um rei, porém, assim como as outras nações tinham um regime monárquico, o povo Judeu também queria, por isso, Deus permitiu que Saul fosse rei deles. Nessa situação entrou a vontade permissiva do Senhor.

O Senhor pode agir nas nossas vidas em sua vontade permissiva ou soberana.  Você sabe qual é a vontade soberana de Deus para a sua vida?

Quando Saul morreu, o povo, que já tinha apreço por Davi, entrou em euforia, todos queriam fazer de Davi o novo rei. “Todos estes homens de guerra, postos em ordem de batalha, vieram a Hebrom, com corações decididos, para constituírem a Davi rei sobre todo o Israel; e também todo o restante de Israel tinha o mesmo coração para constituir a Davi rei...” (I Cr 12.38-40).

Essa euforia foi um laço, pois, Davi estava muito seguro de si, não havia concorrentes ao trono. No dia a dia, podemos incorrer nesse mesmo perigo. Geralmente isso acontece, quando estamos bem em todas as áreas da nossa vida e começamos a nos ensoberbecer.

E por que essa situação foi um perigo para Davi? Porque ao invés de consultar a Deus, para tomar decisões, ele passou a consultar o povo. “E Davi tomou conselho com os capitães dos milhares, e das centenas, e com todos os líderes.” (I Cr 13.1).

- O primeiro erro de Davi foi consultar as pessoas ao invés de consultar ao Senhor

Pare de consultar as pessoas para tomar as decisões na sua vida, consulte o Senhor. Davi quis agradar o povo e errou.

- O segundo erro, foi querer levar a arca

A intenção de Davi era boa, mas, Deus não trabalha com boas intenções, Ele trabalha com obediência. O resultado dessa atitude de Davi foi a morte de Uzá. “E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam... Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus...” (I Cr 13.8-14).

           
Davi quis alterar o projeto de Deus, agiu na contra mão do que Deus tinha ordenado, Deus não disse para ele levar a arca. O resultado do seu erro foi a morte de Uzá. (Ver I Cr 13.8-14).  Pare de fazer as coisas do seu jeito, de Deus ninguém zomba. O Senhor não premia o pecado, nem o que é feito fora do seu querer.

Depois que Davi errou, ele procurou consertar e ainda deu tempo. “...Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o Senhor os escolheu, para levar a arca de Deus, e para o servirem eternamente”.  (I Cr 15.1-2).

Davi errou, mas foi humilde e consertou o erro. Se você está fora do projeto de Deus, conserte enquanto dá tempo.

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário