quinta-feira, 28 de abril de 2016

Lições preciosas que podemos tirar dos momentos de grande dificuldade

"E Davi permaneceu no deserto, nos lugares fortes, e ficou em um monte no deserto de Zife; e Saul o buscava todos os dias, porém Deus não o entregou na sua mão. Vendo, pois, Davi, que Saul saíra à busca da sua vida, permaneceu no deserto de Zife, num bosque." (1 Samuel 23.14,15).

Deserto para um israelita é lugar de grande provação, de grande adversidade. Imagine; o deserto em si já é um lugar terrível, agora, ser perseguido no deserto, pior ainda. Esse era o cenário de Davi, num lugar de extrema necessidade, ele estava sendo perseguido.
Ele estava no deserto de Zife, o significado da palavra Zife, é refino. Deus aprimorava Davi no deserto para algo maior. Não reclame do deserto que você está passando, porque é lugar de refino, e você sairá dele, muito melhor do que quando entrou.
Não podemos olhar as lutas debaixo para cima, mas de cima para baixo. Não permita que as lutas na sua vida, tomem posição elevada.
Davi vinha de Queila, e perguntou a Deus se deveria permanecer naquele lugar e Deus disse que não, porque se ficasse, morreria. Podemos aprender outra lição aqui: o deserto é melhor que o lugar de morte. 

A Palavra de Deus diz, que Saul intentava contra a vida de Davi todos os dias. Muitas vezes a luta se prolonga por muitos dias nas nossas vidas, porém, tal qual o Senhor cuidou de Davi, cuida de nós também.
No meio do deserto, Deus mostrou a Davi um bosque. Podemos ver que Deus permite certos bosques, para tomarmos fôlego no meio da luta, até que o deserto passe. 

Mais adiante na narrativa bíblica, vemos que embora, Saul com seu exército, buscasse intentar contra a vida de Davi, não o encontrava. Entretanto, Jônatas o achou no bosque e ali abençoou Davi.
Podemos aprender um a lição aqui: Aquilo que é para te destruir, não te achará, mas, a bênção que Deus quer dar a você, irá ao seu encontro, e ninguém impedirá.

- A primeira palavra de Jônatas para Davi foi: Não temas

Jônatas sabia que Davi estava debaixo de pressão e que ele deveria estar com medo de morrer.

- A segunda coisa que Jônatas fez, foi lembrar Davi, das promessas de Deus

“Não temas, que não te achará a mão de Saul, meu pai; porém tu reinarás sobre Israel, e eu serei contigo o segundo; o que também Saul, meu pai, bem sabe”. (1 Samuel 23.17).

Até as lutas e perseguições sabem que as promessas do Senhor se cumprirão nas nossas vidas. O diabo força a barra contra as nossas vidas, para tentar nos desestabilizar, mas, no fim, a vitória se manifestará.

- A terceira atitude de Jônatas para com Davi, foi dizer a ele: “Conte comigo”

Quando queremos ajudar alguém não basta dizer que estamos orando, é necessário, estender a mão. Como podemos ser instrumento para abençoar os outros, se não nos doamos? Você pode abençoar o próximo com as suas atitudes. 


E o que Davi fez diante da adversidade?
- Ele examinou a realidade da sua situação

Analise o momento que você está vivendo. Não dê brecha para o Diabo agir na sua vida, na sua família, no contexto que você vive. Seja habilidoso e verifique o momento de agir.

Onde podemos encontrar refúgio nos momentos de luta? Na Palavra de Deus, ela é o nosso lugar forte. Também podemos encontrar socorro nos nossos amigos. Quem são seus amigos?

Momentos vivenciados por nós, podem ser tão complexos, que podemos até pensar que o sonho acabou, que a bênção, a promessa não se concretizará, porém, precisamos lembrar, que antes da bênção se manifestar, precisamos passar pelo deserto.

O deserto é um campo para adorarmos o Senhor. Essa é uma lição que precisamos aprender com Davi.

Pr. Silas Malafaia
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário