quinta-feira, 28 de abril de 2016

Final Feliz

“Melhor é o fim das coisas do que o princípio delas” (Eclesiastes 7.8a).

Quando o Rei Salomão, mais provável escritor do livro de Eclesiastes, propôs-se a escrever essa obra, é possível dizer que ele tinha em mente dirigir-se ao povo de Deus para demonstrar que a vida, observada sob uma perspectiva meramente humana, pode resultar em uma visão pessimista e efêmera.

Se, para o filho de Davi, falar das coisas da vida humana, a visão só poderia ser pessimista, quando ele olha para cima e eleva sua perspectiva para as coisas do alto, que vão além de nossas forças, a visão, então, deve ser otimista, pois, em outros termos, o que o versículo em análise está dizendo é:

- Com Deus, toda perda é ganho!

- Com o Autor da Vida, todo fim é um recomeço! 

Os nossos momentos mais felizes que ficaram no passado, serão como nada, se a trajetória final deles encontrou o endereço da vontade divina.

Isso é comprovado biblicamente, quando nos lembramos que Sansão viveu seu momento mais glorioso na sua morte, e não em vida, pois a Palavra diz que ele matou mais gente na sua morte do que em vida (Jz. 16.30). 

Gideão só ganhou a maior batalha de sua vida quando DEUS o fez perder 31.700 homens, para ganhar com 300 (Jz. 7.2-21). 

Pedro perdeu o negócio da pesca de peixes, para ganhar a pesca de almas (Mt. 4.19-20). Ester perdeu pai, mãe, o convívio com os conterrâneos, para ser feita rainha. Rute perdeu marido, casa, sogro, segurança, para no fim casar com Boaz, e gerar a linhagem de DAVI, o rei segundo o coração de Deus. 

Maria perdeu o filho, para ganhar o Salvador! Jesus abriu mão da glória de Deus, para ser exaltado soberanamente pelo próprio Deus (Fp. 2. 5-11).

Neste dia, que o Senhor Todo-Poderoso possa atrair o seu olhar para Ele, que está no assentado sobre um alto e sublime trono. Por maiores que sejam suas perdas, por mais desgastado que esteja, ainda que esteja enfrentando uma luta ingrata, contra a qual você sente já não ter mais forças, e, ainda que tudo se acabe a ponto de você dizer que já não há mais esperança, que hoje, você possa tirar seu olhar das coisas terrenas, e que você possa olhar para as coisas do alto, donde o Senhor te manda dizer: “Há esperança para o teu futuro” (Jr. 31.17).

Que o Senhor te faça lembrar que a morte do grão de trigo é melhor do que o começo dele (Jo. 12.24).

Que o Senhor te faça recordar que, ainda que você esteja se sentindo morto como um tronco de uma árvore que foi ao chão, apenas sentindo o cheiro das águas que fluem do Trono de Deus, você brotará como um renovo (Jó 14.7-9).

Que Ele te faça crer que, mesmo que você hoje esteja chorando por um lar que parece acabado, a glória da segunda casa será maior que a da primeira (Ag. 2.9).

Enfim, ainda que estejamos vivendo a hora mais escura de nossas vidas, que nosso Deus venha nos abrir os nossos olhos espirituais para que possamos acreditar, independente das circunstâncias, que, em Cristo, sempre teremos um final feliz.

Pr.ª Anna Tygrezza Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário