quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Harmonia no lar

“Disse-lhe mais: Certo homem tinha dois filhos.” Lucas 15.11
Particularmente não gostaria de estar nesse lar. Vemos três personagens sem uma mulher. Que rolo, que confusão! Minha esposa se ausentou por 20 dias dando aula em Londres, e foi uma situação difícil lá em casa.
Quando a presença feminina não está presente no lar, você encontra toalha em cima da mesa, as coisas ficam fora do lugar, etc.
Eu poderia denominar esse lar do texto bíblico como um lar complicado. O filho mais velho era altamente egoísta e egocêntrico. O mais novo era desequilibrado. Uma pessoa que pede uma herança ao pai antes dele morrer e para gastar à revelia, só pode ter um desequilíbrio.
Nesse lar não havia uma ordem. Um lar que não tem ordem se torna uma bagunça. Um lar precisa ter ordem, limites, diretrizes, tem que ter o cabeça.
Esse homem mesmo sendo o cabeça, estava perdido, deslocado. Quando temos os filhos, nunca ficamos totalmente tranquilos, estamos sempre em alerta, observando tudo que acontece com eles. A cabeça  dos nossos filhos é diferente da nossa e devemos ter zelo por eles, procurando saber onde eles andam e com quem estão andando.
Esse pai precisava de uma esposa. O papel da mulher dentro da família é especial e o seu papel principal é edificar a casa. A mulher é a base da casa. Não é o dinheiro, o cartão de crédito, o currículo. A base para edificação do lar é a mulher.
E os filhos? A Bíblia diz que os filhos são como flechas nas mãos do arqueiro. Nossos filhos estão nas mãos do Senhor, Ele é um arqueiro profissional, e nossos filhos não se perderão.
Se algum filho saiu desordenadamente, ele irá voltar para a casa do Pai. O que é do Senhor voltará.
Um lar sem a presença da esposa é muito complicado e filhos egoístas e insensíveis são prejudiciais. O filho mais velho foi falar mal do filho mais novo para os empregados, ele não era uma boa pessoa.  Esposas sejam prudentes, filhos honrem seus pais.
Famílias orem para que o Espírito Santo traga paz ao lar e que as brigas dentro das casas cessem em nome de Jesus.
Pr. Roberto Moraes
Igreja Batista da Pompéia

Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário