terça-feira, 6 de setembro de 2011

O que é o servo fiel a Deus?

Ref: Salmo 90
Este salmo trata de Deus, Sua grandiosidade e o contraste com a pequenez humana.
Quando a Bíblia diz: "Confirma Senhor a obra das nossas mãos", significa, estabelecer. Se Moisés tem consciência do que faz, porque Ele pede: “Senhor confirma a obra das nossas mãos?”
Há um principio espiritual tremendo embutido por trás disso. Todo nosso trabalho em Deus tem consequências eternas.
Tudo que fazemos em Deus tem peso de eternidade. Por isso ele ora: “Confirma a obra das nossas mãos.” Servimos ao Deus Eterno. Nosso ministério, embora sejamos  humanos e temporários, tem consequências eternas. Por isso não é vão o nosso trabalho no Senhor.
Quando lembramos que o que fazemos para Deus tem aplicações eternas, a lógica ministerial muda . À luz da eternidade um bilhão de anos são como um segundo. Para Deus tudo que fazemos para Ele é eterno. Por isso precisamos ser encontrados fieis.
João 17.17, é o testemunho de um homem fiel. “Pai santo, terminei, e não tenho do que me envergonhar.” Nessa hora Ele pode ouvir do pai: “Servo bom e fiel”.
Existem líderes que não glorificam ao Senhor, porque usam maneiras humanas de estabelecer seu ministério, mas não é isso que Deus irá nos cobrar. Como podemos ser mais fieis ao Senhor?
Qual o selo, testamento que irá aferir que fomos fieis? Terminarmos bem o que Deus nos confiou.
Quando comecei o meu ministério ouvi de um velho pastor uma frase que não dei muito valor: “Não importa onde vocês começaram, importa como vocês terminaram.” Terminar bem deve ser o nosso anseio, sendo assim, ouviremos do Senhor: “Servo bom e fiel.”
O que é terminar bem se somos falhos e efêmeros?
1)      É reparar nosso passado.
Quando reparamos o nosso passado, também reparamos nosso futuro, porque aprendemos lições que não cometeremos mais.  Nunca acertamos amanhã, sem corrigirmos os erros de ontem.
2)      Quando simplificamos a vidaGosto de coisas naturais ao homem como ver bons filmes, passear com minha esposa, meu neto, ter um bom som no carro, etc...  e aprendi  que devemos cortar laços que nos embaraçam. Todo pastor que não simplifica seu presente, tem seu futuro comprometido, com erros e frustrações. O pastor deve perguntar a Deus: “Pai o que queres que eu faça?”
É preciso nos desprendermos de coisas e nos envolvermos com pessoas.  Jesus não perdeu nem uma pessoa. O Senhor nos pedirá contas das pessoas que Ele nos confiou.  
Terminamos bem reparando o passado e reorganizando o presente. Líder como é no seu dia a dia? Deus pergunta: “Pastor, onde estão suas ovelhas?”
No ministério não há sucesso sem sucessão. Um pastor nos anos 60, preparou o caminho , acertou tanto, e eu entrei nos seus acertos. Hoje sou pastor de uma linda igreja, lá na frente existirão pessoas que usufruirão do meu trabalho. Investir em vidas é preparar vidas para a vinda do Senhor Jesus.
Ao preparar 12 homens e depois dizer: “Tudo está consumado”, é a certeza de que tudo terminou bem. Só estamos aqui porque Jesus terminou bem.
3)      Quando revitalizamos nossa caminhada com Cristo
Não podemos sair de perto do Senhor. Nossa caminhada com Jesus será uma forma do Senhor aferir nosso ministério. “Procure apresentar-se como obreiro aprovado, que maneja bem a Palavra...”
Quais são as consequências da fidelidade?
- A vida tem um compromisso radical com a Palavra de Deus. Não faça nada mais, nem para menos do que Deus mandou você fazer.
Não somos fieis se não fizermos o que Deus quer que façamos. O legado de um pastor é um memorial de que ali se cumpriu o que Deus queria que fosse feito.
Gastamos tempo, energia com coisas que Deus não mandou,  nem quer que façamos. Não faça dada mais, nem nada menos do que o Senhor quer que você faça.
A luz dos holofotes podem escurecer em nós a luz da nossa vocação. Que a nossa fome seja saciar o desejo de Deus e aí poderemos dizer: “Terminei bem.”
Precisamos gastar tempo e ações com aquele que nos deu a vida. Precisamos ser mordomos bons e fieis.
- Precisamos colocar a essência de que tudo que somos, pensamos, na sabedoria do Altíssimo
A sabedoria do alto muda a história do nosso ministério. É um perigo acharmos que temos sabedoria por nós mesmos.
- Precisamos contar com a força não racional, não humana, uma força única que pode nos fazer terminar bem – Oração e Jejum
Cada vez mais, menos pastores jejuam. A oração e o jejum são fundamentais para terminarmos bem o ministério.
Jesus viveu sua vida orando ao Pai e Ele só disse: “Está consumado”, porque Ele também era homem de oração.
Repense seu tempo, reveja suas prioridades. Que você possa orar como Moisés orou: “Senhor confirma a obra das minhas mãos.” Porque tudo que fazemos tem consequências eternas.
Pr. Estevam Fernandes
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário