segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O desafio da excelência e a excelência do ministério - Segredos do Coração

“Para que aproveis as coisas excelentes e sejais sinceros sem culpa alguma até o dia de Cristo.” Fl 1.10.

O mundo de hoje é muito exigente, ou você faz o melhor ou então nem comece a fazer. Se você é pai, seja o melhor. Se você é marido, seja o melhor. Se você é empregado, seja o melhor  e assim sucessivamente.

Porque se você não for bom empregado, bom líder, bom pastor, as pessoas que estão subordinadas a você procurarão alguém que seja melhor que você. A excelência em tudo que fazemos hoje é essencial.
A ovelha que não sente o carinho e o cuidado do seu pastor procura amor em outro aprisco. A excelência formatiza o grande paradigma do mundo atual.

A primeira marca do líder: confiança
Ref: Mt  4.19,20

- Um líder inspira confiança. Mulheres questionam-se: posso confiar no meu marido? Maridos questionam-se: Posso confiar na minha esposa?

Terrível coisa é quando na igreja as ovelhas não podem confiar no seu pastor.  Quando a ovelha não confia no pastor, a crise da excelência está estabelecida.  Um líder excelente inspira confiança.

Pare de olhar métodos e faça uma auto reflexão: “Até onde eu inspiro confiança?” A Bíblia diz: “Vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens.” Mt 4.19-20.

A segunda marca do líder: comprometimento
Ref: Jo 4.34

O comprometimento deve ser radical. A relação entre marido e mulher deve ter um comprometimento total e no caso da igreja, a mesma tem que ver no seu líder comprometimento total.

É muito triste quando a igreja tem um líder relapso. Um líder que mostra a igreja que nas horas vagas pode ser que ele esteja presente. Todo pastor passa por lutas, um dos momentos mais difíceis da minha vida, aconteceu quando Deus enviou um anjo (minha esposa) que orou comigo, ajoelhou comigo, e disse: “Haja o que houver, conte comigo, se precisar começamos tudo do zero, porque o meu coração pulsa também no seu peito.” Vi minha esposa comprometida com a minha vida.

Pastor sem projeto não inspira ninguém.  Quais são os sonhos do seu ministério? A igreja sabe, conhece eles?

A terceira marca do líder: Ele tem objetivos
Ref: Jo 4.34.

Todo líder pastoral tem que ter um projeto de vida para sua vida, seu ministério. Existem lideres que são inconstantes e não passam segurança para a igreja. Mas quando o líder tem objetivos, sonhos, a igreja se engaja neles.

Quarta marca do líder: Ele sabe compartilhar sua visão
Ref: Jo 4.35

Ninguém é pastor sem ovelhas. As visões dadas por Deus ao pastor devem ser compartilhadas com a igreja. Um líder que inspira visão inspira vidas.

“Levantai vossos olhos e vede!” visão é coisa de Deus no coração da gente.

Quinta marca do líder: Ele sabe envolver as pessoas
Ref: Mt 4.19

Há pessoas mal resolvidas, entre elas alguns líderes. São pessoas inseguras, são convertidas, batizadas, mas são inseguras e por isso criam um muro ao redor de si. São psiques doentes, e vivem com medo da sombra do outro.

Existem pastores que são incapazes de dizer que o mérito deve ser divido com a equipe. Jesus começou com um sonho, uma visão e doze homens, o resultado somos nós. Quando Ele foi embora disse: “Estou indo, mas vocês farão coisas muito maiores das que eu fiz.”

O segredo do sucesso é a sucessão.  O que vai dizer o quanto seu ministério foi profícuo é as pessoas que o sucederão e reconhecerão seu trabalho.  Envolva pessoas. Você não é pastor de robôs, você é pastor de gente.

Sexta marca do líder: Ele transfere honras
Ref: Mt 10.40

Quanto menor o líder se sente, mais Deus o honra. Transfira honras. Diga: “Se não fosse minha equipe, não estaria onde estou.” “Se não fosse minha esposa, não estaria onde estou.”

Nunca faça parte dos grupos que querem levantar contra seu líder. Reconheça que foi ele o instrumento que Deus usou para colocá-lo no ministério. Transfira honra a quem o sustenta com oração.
  
Sétima marca do líder: Ele reflete integridade
Ref: Mt 7.12

A palavra integridade saiu da pauta do dia. Vivemos no chamado ‘jeitinho brasileiro’. Não adianta um líder ora, pula, fica emocionado, que passa cheque sem fundo. Altar não é lugar para teatro, é para refletir a glória de Deus.

Oitava marca do líder: Ele presta conta do que faz

Nona marca do líder: Define valores e não só tarefas
Ref: Mt 6.33

O líder precisa se posicionar quanto a questões elementares no cristianismo. Ele precisa ter palavra. Quando o líder é honrado, as autoridades o respeitam, porque ele se define. Ele define valores que segue.

Décima marca do líder: Ele tem estabilidade emocional

Um líder que inspira é emocionalmente estável. Pastor bravo, que parece um touro no meio do estádio,  traz insegurança aos seus liderados.  Todo dia é dia de ser pastor e de exalar amor as ovelhas. Por isso pastor, sorria. A graça faz a alma da gente sorrir.

Décima primeira marca do líder: Ele é servo
Ref: Mt 20.28

Existem lideres que quando assumem a liderança, usam as pessoas, pensam que são deuses, e esquecem-se de servir.

Se precisar carregue malas, dê um abraço, beije, nunca pense que você tem um trono, porque só um assenta-se no trono, o altíssimo. 

Pr. Estevam Fernades no Congresso Segredos do Coração
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário