terça-feira, 27 de setembro de 2011

O que fazer quando a morte chega a nossa família?

Ref: Marcos 5.21-24 e 35-43
A Bíblia relata a história de fé do pastor Jairo, sua filha estava enferma e ele tinha plena consciência de que sua filhinha estava à morte. Ele deve ter gastado seus recursos, investido na cura daquela menina, mas nada adiantou. Imagine a aflição desse pai! Os melhores médicos devem ter sido procurados, Jairo deve ter conclamado a igreja a orar por ela, mas nada adiantara.

Existem momentos na nossa vida em que enfrentamos a morte. Pode ser uma morte física ou espiritual.
Talvez você esteja enfermo e nada resolve a sua situação. Pode ser que seu filho esteja fumando, bebendo. Quem sabe sua esposa está indiferente a você? Ou talvez seu marido já não lhe dá mais atenção?
Pode ser que você seja um empresário e sua empresa já foi à falência. Nada resolve, tudo está difícil.
Existem pessoas morrendo nos relacionamentos. A pessoa não consegue um se firmar num relacionamento sério. Tem gente que já estava quase casando e de-repente terminou o noivado.
A primeira coisa que Jairo fez para salvar sua filha foi não se importar com sua posição.  Ele era o principal da sinagoga. Era o pastor daquele lugar. Imagine as ovelhas vendo o pastor da igreja aos pés de Jesus clamando por sua filha. No momento da luta o nosso lugar é aos pés do Senhor Jesus. Jairo sabia que se Jesus fosse com ele sua filha seria salva.
Muitas vezes os crentes na igreja têm vergonha de pedir oração, de ir até o altar no momento do apelo. 
Diante do apelo de Jairo, Jesus foi com ele.  Quem sabe Jesus vai entrar na sua casa, na sua vida, nos seus negócios, nos seus relacionamentos? Clame por Ele.
Jesus ia com Jairo até que chegou alguém e disse: “Enquanto ele ainda falava, chegaram pessoas da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: A tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?” Mc 5.35.
Contextualizando: “Não precisa buscar Jesus porque sua filha já se perdeu, seu marido já saiu de casa, sua empresa já entrou em concordata.” Talvez um parente bem próximo, um amigo é usado por satanás para te desanimar.
Jairo deve ter levado um baque diante daquela notícia, mas Jesus tendo ouvido aquelas palavras falou a Jairo: “Não temas, crê somente.” Marcos 5:36.
Quando estamos com Jesus, Ele escuta as palavras contrárias que são emitidas contra nós e as rebate. Jesus sabia que se o temor entrasse na vida de Jairo, ele iria largar tudo e voltaria para casa sem buscar a cura da menina.
Quem tem medo não enfrenta desafios, não progride, porque o medo nos paralisa. Quando Pedro andou sobre as águas e tirou os olhos de Jesus e teve medo, começou a afundar. Porque quando tiramos os olhos de Jesus e colocamos os olhos nas circunstâncias o medo encontra lugar na nossa vida.
“Não temas, crê somente.” Essa é a resposta do Senhor para as nossas vidas.
Jesus entrou na casa de Jairo e não permitiu que ninguém o acompanhasse a não ser Pedro, Tiago e João, porque a multidão era incrédula e que não crê não experimenta os milagres.
O Senhor Jesus soltou uma palavra profética naquela situação: “ E, entrando, disse-lhes: Por que fazeis alvoroço e chorais? a menina não morreu, mas dorme.” Mc 5.39. Jesus nos diz: “Essas tempestades, lutas não são para a morte, você se levantará e terá a vitória.”
Diante da afirmação as pessoas começaram a rir de Jesus. O Senhor não age onde há incredulidade, a fé move o mundo espiritual. Os incrédulos não puderam entrar naquela casa e presenciarem o milagre.
Existe um milagre para acontecer na sua vida, na sua saúde, na sua casa, no seu casamento. Creia. Leve Jesus para dentro da sua casa, para onde está a tempestade, a morte, abra a porta.
“E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi, que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te.  Imediatamente a menina se levantou, e pôs-se a andar, pois tinha doze anos. E logo foram tomados de grande espanto.”
O mesmo Jesus que efetuou aquele milagre, age na sua vida nesse momento, deixe ele entrar. Os homens não podem fazer nada, mas Jesus pode.
Pr.  Daniel Fialho
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário