domingo, 11 de setembro de 2011

Priorize Jesus

Lucas 10.38-42

A Palavra de Deus é luz para os nossos caminhos e Ela nos instrui para que sejamos pessoas melhores e alcancemos sucesso. Nesse texto encontramos Jesus mostrando o que é prioritário na vida. O que é prioridade? É colocar as coisas em ordem.

Estudar é importante? É. Trabalhar é importante? É. Todas as pessoas que foram chamadas por Deus estavam trabalhando. Deus não chama preguiçosos.

Comprar é importante? É, e precisamos saber comprar e vender. Assim como precisamos saber vender e negociar. Casar também é importante. Há alguns problemas no relacionamento conjugal, mas o casamento é compensador.

As esposas precisam ter sabedoria com seus maridos. Existem esposas cristãs devendo o que é devido aos seus maridos. É obvio que a mulher não é objeto e que os maridos devem tratar suas esposas como Cristo amou a Igreja e Si mesmo se entregou por ela. 

Por isso as mulheres devem observar bem com quem estão se casando. Muitas mulheres se casam com homens cheios de manias,ou com filhos únicos que foram mimados por suas mães e que as fazem sofrer.

O Texto diz que Jesus saiu da Galiléia e foi para Jerusalém. No caminho aconteceram muitas curas, até que Ele chegou a casa de Marta e Maria.

Marta agitava-se de um lado para o outro. Contextualizando, ela fez um chá, um pão de queijo, um biscoito, andava de um lado para o outro, já Maria estava aos pés de Jesus aprendendo do Senhor.

Jesus queria que Marta estivesse aprendendo com Ele também. A prioridade era estar com Ele. Aquela seria a última vez que o Senhor estaria na casa delas.

Reveja suas prioridades. É importante fazer um negócio, ler um bom livro, comprar uma roupa, cuidar da casa, cuidar do cabelo, estudar para o concurso, etc, mas não podemos colocar nada na nossa vida antes do Senhor.

Existem pessoas que querem prestar concurso público e param de vir à igreja para estudar. Outros, na época de calor param de vir à igreja de manhã para ir ao clube.

Jesus mostrou a Marta que Maria escolheu a melhor parte. “Marta, andas tão inquieta e te preocupas com tantas coisas.” A prioridade é estar aos pés de Jesus.

Por natureza, sou ativista, faço muitas coisas ao mesmo tempo. Sempre lia a Bíblia no fim do dia e passei a lê-la no início do dia. No início do dia, a Bíblia é preventiva, já no final do dia ela é corretiva.  Passei a priorizar a leitura bíblica, entendendo que  o melhor momento para ler a Palavra de Deus é pela manhã.

Também retirei do repertório, canções que nada tem haver com o Senhor. Quando priorizamos a Deus, todos percebem que Ele está conosco e quando não priorizamos o Senhor, as pessoas percebem também.

Os pastores precisam aprender a se organizarem. Os líderes nas igrejas, muitas vezes sofrem um grande conflito no tocante à família e o ministério, por se dedicarem muito à igreja. A esposa e os filhos podem sentir-se em segundo plano gerando um grande desconforto na família.

Por isso o pastor deve delegar funções e encaminhar os problemas específicos para pastores específicos. Isso é prioridade e prioridade é organizar-se.

Marta poderia ter se unido a Maria e dito a Jesus que em breve prepararia uma refeição para Ele, quando Ele fosse descansar da viagem, mas que naquele momento ela gostaria de ouvir mais d’Ele junto com sua irmã.

Entretanto Ela não fez isso e Jesus disse a ela que priorizasse a Ele.  Precisamos cortar coisas que estão sendo prioridade na nossa vida e que estão nos impedindo de priorizar ao Senhor. Corte a televisão, internet, o sono por exemplo. Corte gastos – suas roupas e sapatos se forem bem cuidados poderão ser utilizados por mais tempo.

Marta estava convicta que fazia a coisa certa, mas não era o que o Senhor queria dela. Existem pessoas acreditando que estão certas, quando Jesus deseja que as mesmas O priorizem.  “Maria escolheu a boa parte e isso não lhe será tirado!” Jesus é a boa parte! Priorize Jesus!
Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário