terça-feira, 6 de setembro de 2011

Um Líder de Excelência

Abraão Lincoln disse: “Você tem o direito de criticar tudo, mas você tem que dar uma saída, uma solução.”
Liderança é quando você não somente vê o defeito, mas é quando você pega o que você encontrou e melhora.
Temos comentaristas esportivos, de beleza, políticos, e também nas igrejas temos comentaristas espirituais.  Ser um líder é possível quando partimos do principio que temos que melhorar a nós mesmos.
Primeiro principio de liderança: Não existem líderes prontos
Fazer o que é certo não é mais do que sua obrigação e não deve causar em você expectativa de elogios. O Senhor não nos criou para que façamos coisas mal feitas.
A Bíblia diz que se fizermos o que nos foi mandado, mesmo assim seremos chamados de servos inúteis.
Jesus era exigente, era uma pessoa acima da média. Muitas vezes fazemos algo que não é mais que nossa obrigação e ficamos esperando elogios. Fazer as coisas bem feitas é compromisso.
Se você deixar que os elogios sejam acessórios na sua vida, você será muito mais elogiado por Deus. Do contrário, satanás o frustrará, e você será desmotivado a fazer novamente. Porém quando partimos do principio que é uma obrigação fazermos as coisas com excelência ganhamos pontos diante de Deus.
Segundo princípio: O incompetente sempre tem uma desculpa para seus errosDe Genesis a Apocalipse, Deus disciplina pessoas por causa de desculpas. Pare de pedir desculpas se você quer ser um líder. Se você quiser, consegue ser uma pessoa melhor. Assuma seus erros.
Se você quiser ser um líder com excelência pare de justificar. Peça ao Senhor Sua misericórdia quando você errar, não pense que você tem a capacidade de enrolar a Deus. Admita que errou e clame por misericórdia.
Terceiro principio: Mesmo que você tenha pressa não faça as coisas de qualquer maneiraPressa não é sinônimo de avacalhação, ou que possamos fazer as coisas de qualquer jeito.
Pressa, agilidade e urgência não podem ser sinônimos de fazer as coisas mal feitas.
Dê o melhor de você no que o Senhor deu a você pra fazer.
Quando recebemos de Deus uma unção, temos que fazer da melhor maneira possível, para não termos que reparar o erro.
Quarto princípio: ZeloA pessoa zelosa é cuidadosa, as coisas dela são bem cuidadas, duram.  A casa da pessoa pode ser muito  simples, mas é limpinha. Se as coisas estragadas não têm incomodam, como Deus lhe confiará alguma coisa?
 Fico impressionado com tampas de vaso no banheiro sem serem apertadas. Paredes com gordura. Dentes com super bonder. Os líderes se incomodam com pequenas coisas.
Na Bíblia vemos o exemplo da mulher que perdeu uma dracma. Do pastor que foi atrás de uma ovelha. Davi era zeloso com as ovelhas. Se você não for fiel nas pequenas coisas, o  Senhor não confiará a você grandes coisas.  Os líderes mais excelentes são os que se preocupam com pequenas coisas.
Precisamos valorizar e nos incomodar com pequenas coisas. Colombo quis descobrir novas terras e chegou perto de alguns banqueiros da época e manifestou o desejo de ir. A tripulação dele seria os bandidos, condenados. Ele pediu também embarcações e então, perguntaram a ele: “O que você tem?” ele colocou um ovo em cima da mesa e o ovo rolava, não ficava em pé. Então Colombo, quebrou o ovo, e colocou o ovo em pé. Os banqueiros perguntaram: “ assim eu também faço.” Ele respondeu: “Poderiam até fazer, mas não fizeram.”  E Colombo saiu dali com o crédito e descobriu a América.
Deus te chamará não pelas grandes coisas, mas pelas pequenas.  As pequenas coisas precisam te incomodar.
Uma casa suja, mal cuidada, tem que nos  incomodar.

Quinto princípio: Não tenha medo de premiar quem merece ser premiado
Não tenha medo de premiar, honrar, quem merece ser premiado. Os outros que aprendam a ser eficientes como aquela pessoa. Não é todos que receberam privilégios na Bíblia. A salvação é para todos, mas os benefícios do comprometimento são dados aos que se doam, aos que têm compromisso, aos que se incomodam com coisas erradas.

Quando o Senhor coloca alguém por cima, mil podem cair ao lado e dez mil á direita, mas a pessoa não será atingida.
Paulo e Lucas sozinhos escreveram 50% do Novo Testamento. Eles tinham excelência.  Quando temos excelência no que fazemos, o Senhor nos abençoa.
Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário