terça-feira, 15 de maio de 2012

Aprendendo a ter vitória com Neemias


"E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.
E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus."
Neemias 1:3-4

Podemos aprender muitas lições com Neemias. Ele servia o rei Artaxexes, no fim do cativeiro. O rei Artaxexes era rei de 127 nações e Neemias servia na capital do reino.

Além de servir o rei Neemias tinha uma posição elevada, ele era o coopeiro do rei e como tal,  tinha a responsabilidade de provar antes toda comida que o rei viesse a comer ou beber.

Como coopeiro tinha alguns privilégios:

1º privilégio: Neemias estava com o rei todos os dias.

2º privilégio: Tudo que o rei comia desde o café da manhã até o jantar, Neemias comia.

Neemias vivia um dos melhores tempos de sua vida até que recebe a notícia de que Jerusalém estava destruída, suas portas haviam sido queimadas pelo fogo.

1ª lição que aprendemos com Neemias: Diante da adversidade reaja ao contrário

Toda notícia gera reação e a reação que Neemias teve com essa notícia foi a de se assentar, chorar, lamentar, mas também fez com que ele orasse, jejuasse, e entrasse na presença de Deus.

Você pode reagir ao contrário do que o diabo quer que você reaja. Diante das adversidades reaja ao contrário do que se espera.

2ª lição: A luta empurrou Neemias para mais perto de Deus 

3ª lição: Neemias foi servir o rei no meio da guerra

Neemias tinha todo o motivo para ligar para o departamento pessoal do palácio e dizer: "Não estou bem, coloque outro no meu lugar..." Mas mesmo sabendo que Jerusalém estava destruída Neemias foi servir o rei.
A luta não fez Neemias abrir mão das suas responsabilidades. Hoje em dia qualquer coisa faz com que as pessoas desistam, larguem tudo.

4ª lição: Mesmo triste Neemias serviu o rei com a mesma honra que servia antes

Existem pessoas que no meio da adversidade, ficam insuportáveis, mal humoradas. Aprenda uma lição, já que você tem uma tarefa, uma responsabilidade, faça o seu melhor. Neemias serviu o rei direito.

Se você tiver uma alinça com Deus, sua vida será reconstruída!


Pr. Eliel Lima
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário