terça-feira, 8 de maio de 2012

Obediência e fé


"E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto." 
2 Reis 4:1-7

Esse texto fala de coisas que podemos vivenciar. Nessa família acontecia uma crise. Não há família que não enfrente, ou já enfrentou algum tipo de problema.

Será que Deus pode nos ensinar algo através do sofrimento? Não creio que Deus permita a dor por simples prazer, mas para que venhamos a crescer.

O texto fala que essa família enfrentava muitos problemas.

Iº) Morte

Talvez esse seja um dos problemas mais críticos que possamos enfrentar. A morte desestrutura, tira o chão. E essa família vivia um momento de perda.

2º) A família enfrenta um momento de dívidas 

A dívida era um problema daquela família, provavelmente eles gastaram mais do que ganhavam.

3) A mãe vivia debaixo do risco de ver seus filhos serem levados como escravos

Os credores chegaram e impiedosamente sem atentar para a situação emocional que eles viviam, chegaram para cobrar a dívida.

4) Escassez

Aquela família só tinha uma botija de azeite. Eles estavam passando fome.

5) Viuvez

Aquela mãe estava sofrendo com a perda do marido. De-repente ela se vê viúva. Essa família era uma família de crentes, mas qual é a diferença de um crente em Jesus e o de um não crente?

A diferença está na confiança no Senhor, na certeza que na hora que o vento vier, essa pessoa saberá em quem confiar.

A viúva do profeta reconheceu que precisava da mão do Senhor sobre a  sua vida. E chegou diante do profeta Eliseu expondo a situação. Seus filhos seriam levados como escravos  por causa das dívidas.

A situação que eles viviam era tão grave, tão difícil que eles não sabiam o que fazer, mas Eliseu sabia o que fazer.

O profeta faz uma pergunta aquela mulher: "O que é que você tem em sua casa?" Ela respondeu: "Eu não tenho nada, a não ser uma botija de azeite."

Deus é especialista em transformar os 'nadas' da nossa vida em abundância!

O que você precisa apresentar a Deus? É com o que você tem que o Senhor começará a agir na sua vida.

Deus sempre nos desafiará na hora da crise. O desafio de Deus via de regra é maior que a luta que estamos enfrentando e  Ele quer nos usar para ser um agente de transformação d'Ele.

"Vai e pega emprestado vasilhas as suas vizinhas."

Provavelmente as vizinhas já sabiam que ela estava passando por uma situação difícil e ela pediu a elas o número de vasilhas que a fé dela alcançou. É na hora da crise que Deus nos desafia a crer.

Observamos que após a viúva pedir as vasilhas emprestadas foi com seus filhos para dentro de casa e fechou a porta, por que? Porque Deus queria abençoar a família como um todo.

Na hora em que ela começou a encher as vasilhas, talvez, seu filhos acreditassem que ela não estava muito boa da cabeça. Não havia como aquele azeite encher as vasilhas falando cientificamente. Mas Deus não realiza o possível aos nossos olhos, e sim o impossível!

Imagino o coração daqueles filhos ao ver aquela cena, na qual o azeite brotava e enchia as vasilhas. O milagre foi feito na frente deles.

Deus quer encher todas as 'vasilhas' da sua vida. Mas Ele só fará isso se você estiver disposto a obedecê-Lo até o fim.  A viúva obedeceu e o milagre aconteceu.

Você só busca o Senhor na hora do problema, ou também na hora da alegria, da abundância na sua vida?

Após o milagre, ela e os filhos foram até o profeta para saber o que fazer com a abundância que foi gerada na vida deles.

A primeira coisa  que o profeta disse a ela foi "Vai e vende o azeite!"

Por que? Porque em cada casa que ela fosse, ela contaria o testemunho do milagre. Deus encheu aquela cidade através da vida daquela mulher.

A segunda coisa que o profeta mandou ela fazer foi pagar a sua dívida.

Ela chamou os credores e apresentou o dinheiro para pagar o que devia e aqueles homens também ficaram pasmados. Aqueles que foram até aquela mulher para tirar seus filhos, saíram dali, pasmados e quebrantados.

A terceira coisa que o profeta disse foi: "Vivei do resto".

Isso significa que Deus foi além da necessidade daquela famílila. Deus vai muito além do que pensamos. Deus também pode transformar o nosso choro em alegria e fazer com que assentemos com os príncipes basta que tenhamos uma relação de obediência e submissão a Sua vontade.

É possível vir para a igreja com a botija vazia, mas depois que o Todo Poderoso enchê-la com o Espírito Santo, você sairá transbordando da graça e da unção do Senhor.  Obedeca o Senhor em toda a  circunstância!

Pr. Evaldo Santos (ES)
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário