terça-feira, 29 de maio de 2012

O Zelo do pastor pela ovelha


“Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos” Provérbios 27:23

Pastor tem que ter cheiro de ovelha. Nos dias em que vivemos há uma constante transformação em todas as áreas, essas inovações e mudanças também têm alcançado as relações pastorais.

Temos que desenvolver, crescer e aprimorar o nosso ministério e a forma como lidamos com as pessoas. Só somos pastores porque temos ovelhas. Se não houvesse ovelhas não seriamos pastores. 

O sistema religioso que vivemos beira a uma relação mercadológica entre líderes e liderados, pastores e ovelhas. Somos considerados um mercado muito fértil, porque temos poder para influenciar muitas coisas. As gravadoras seculares tem abraçado esse mercado promissor.

Não tenho nada contra isso, mas esse tipo de pensamento não pode envolver a relação pastor e ovelha.  Muitos pastores colocam metodologias e ensinos que os afastam cada vez mais do rebanho.

Não fomos chamados como pastores para sermos maiores que a ovelha. Tal qual a ovelha somos parte do Corpo de Cristo – o pastor exerce uma função diferente, que é a de cuidar das ovelhas e nosso Sumo Pastor é o Senhor Jesus Cristo.

Para sermos pastores proeminentes não temos que nos tornar donos de rebanhos, mas simplesmente apascentar o rebanho do Senhor Jesus e para isso precisamos encurtar a distancia que uma plataforma ou um púlpito coloca entre nós e as ovelhas.

Muitas vezes colocamos tantos impedimentos para que a ovelha chegue até nós que não perdemos apenas o cheiro da ovelha, mas o manejo do pastoreio.

O Salmo 23 é uma manifestação de carinho, de agradecimento de uma ovelha que se sente bem pastoreada pelo seu pastor. “Eu não tenho falta de absolutamente nada, porque meu pastor é perfeito no seu pastoreio...”

A primeira área de atuação que o pastor deve exercer desrespeito ao estado físico da ovelha

“Me faz deitar em verdes pastos e me faz descansar em águas tranquilas...” A Palavra de Deus nos ensina a cuidar das ovelhas.

A segunda área de atuação do pastor é cuidar da alma da ovelha

A alma é o lugar que trata das nossas emoções. Vivemos num tempo que cada vez mais as pessoas são massacradas e levadas a serem melhores que as outras.  Essa batalha muitas vezes beira  a acusação e torna a alma das ovelhas defeituosa, ferida.

As nossas ovelhas querem ouvir uma palavra que traga alívio para alma. Muitas vezes como pastores,  não conseguimos fazer isso, porque a nossa própria alma está amargurada, ferida.

No Salmo 46 Davi disse: “Porque está abatida oh minha alma... espera em Deus!” A alma dele estava abatida, mas ele sabia em quem devia esperar – no Sumo Pastor.

A terceira área de atuação do pastor é a Justiça

“Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome”

O que é a justiça? É dar alguém o que lhe é de direito, seja bom ou seja mal. A ovelha deve ser guiada pelo campo da justiça. A falta da prática da justiça é tão perigosa, nociva, cruel, que conduz ao inferno como qualquer outro pecado! Como pastores não podemos nos furtar a exercer a justiça principalmente no tocante ao pecado dentro da igreja.

A quarta área de atuação do pastor é na proteção

Pastor foi feito para proteger a ovelha. Temos que guardar as ovelhas de todo vento de doutrina. A televisão hoje tem muitas coisas boas, mas também uma pancada de coisas ruins. Se não cuidarmos das nossas ovelhas, elas se perderão.

“Prepara-me uma mesa na presença dos meus inimigos!”

O problema não é ter inimigos e sim a certeza de que a ovelha tem um pastor para protegê-la deles.  Inimigos estão à espreita, mas nenhum entra, porque a ovelha tem a segurança do pastor.

Muitas ovelhas estão sendo dizimadas pelo sistema corrupto e corruptor, mas fomos chamados por Deus para preparar uma mesa para as nossas ovelhas diante de todos os inimigos, mostrando a elas que elas estão seguras.

A quinta área de atuação do pastor é na vida espiritual

“Unges a minha cabeça com óleo”

Muitas vezes o pastor mede a unção da igreja pelo ‘Glória a Deus e Aleluia’. Mas a unção não está baseada em reações externas.  A unção vem de cima para baixo e se a igreja não está tendo ovelhas ungidas, é porque está faltando óleo na vida do pastor.

“É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.” Salmos 133

Muitas vezes estamos vazios da unção e queremos que a unção venha do povo para nós.
Samuel era um homem diferenciado em todos os sentidos, mas quando ele foi chamado por Deus para ungir Davi, havia acontecido algo diferente na vida daquele homem. “Enche a tua botija e desce até Belém...”  A botija dele estava vazia.

Quando observamos as áreas de atuação do pastor, estamos aptos para conhecer  o estado das nossas ovelhas.

Quando uma ovelha se perde temos a tendência de culpá-la, mas muitas vezes a culpa é do pastor, que não cuidou direito, que não observou a  necessidade dela.  

A ovelha não tem que andar no passo do pastor, mas é o pastor que anda no passo da ovelha.  Se como pastor você está imprime o seu ritmo às suas ovelhas, você irá matá-las.

Como pastores e líderes temos o desafio de cuidarmos, amarmos e zelarmos pelas nossas ovelhas. Que sejamos pastores que tenham cheiro de ovelha e que conheçamos o estado das nossas ovelhas.
Pr Eliatan Oliveira
Edição: Renata G. Santana 

Nenhum comentário:

Postar um comentário