quinta-feira, 24 de maio de 2012

Setor hoteleiro no Brasil é sinônimo de investimento seguro


Através dos grandes eventos esportivos que estão por vir, a expansão do turismo internacional no país confere amplo destaque aos hotéis, que se tornaram o principal alvo de investidores que buscam nichos diferentes quando a poupança deixa de ser atrativa em virtude dos juros baixos.

Com um investimento de cerca de R$ 7,3 bilhões nos próximos três anos, o setor hoteleiro é um dos que mais vai receber investimentos no Brasil.

Além de sediar os próximos grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, o país tem a seu favor a economia aquecida e uma carência de meios de hospedagem de qualidade. Esse constante crescimento se traduz principalmente em consideráveis mudanças na infraestrutura.

De acordo com o Guia 4 Rodas, principal fonte de consulta para viajantes, Belo Horizonte, uma das cidades-sede da Copa do Mundo, possui, atualmente, 56 hotéis classificados. Sendo metade deles com acomodações regulares, com apenas uma estrela.

Entretanto este número diverge do número divulgado pelo IBGE recentemente, que contempla em seu inventário um número muito maior de hotéis, uma vez que considera qualquer meio de hospedagem como oferta hoteleira, incluindo pensões, motéis e hotéis de 36 cidades vizinhas, que estão a menos de 100 km de BH.

Com este cenário Belo Horizonte teria 105 hotéis, o que é um equívoco, pois se considerarmos acessos como a BR 381, BR 040 e outras, conclui-se que as informações precisam ser revistas, já que ninguém vai correr risco de sair de BH para hospedar em locais pouco recomendáveis.

Segundo Maarten Van Sluys, Executivo e Consultor especializado em hotelaria, esses dados refletem que, apesar de Belo Horizonte ser considerada um importante polo de investimentos, negócios e turismo no Brasil, a cidade precisa de melhorias imediatas na sua infraestrutura e na rede hoteleira. “Basta um evento de médio porte para a cidade lotar, obrigando executivos e turistas a um malabarismo pouco recomendável para uma cidade que pretende ter no turismo um dos seus carros chefes na geração de emprego e renda”, afirma. O Especialista ainda chama atenção para o fato de que até hoje predomina a hotelaria familiar, mesmo a cidade sendo considerada uma metrópole.

Maarten Van Sluys
Development Advisor
JR & MvS Consultoria


Facebook: http://www.facebook.com/mvansluys
Contato: (31) 8755-3754

Nenhum comentário:

Postar um comentário