domingo, 20 de maio de 2012

Qual conceito você tem a respeito de si mesmo?


"Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."
Mateus 22:36-40

Jesus resume toda a lei em dois mandamentos, isso significa que se fizéssemos assim, com certeza, o mundo seria outro.

O primeiro mandamento é amar a Deus de todo o nosso coração e o segundo é a amar o próximo como a nós mesmos. Para amarmos o próximo temos que nos amar primeiro, porque o amor chega primeiro ao nosso coração para depois chegar no outro.

Nessa passagem bíblica, Deus está falando que precisamos nos amar, para amar o outro. Imagine a incoerência de amar alguém se não nos amamos.

Não é preciso ser arrogante para ter uma auto-estima. Jesus tinha uma excelente auto-estima e disse: "Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração!" 

Como você pode esperar que alguém reconheça o seu valor se nem você, que se conhece, reconhece o seu valor? Infelizmente muitas vezes passamos a mensagem para o outro que não temos valor. 

Muitas vezes passamos uma imagem de que estamos em liquidação para as pessoas. Que tipo de atitude você tem que dá licença ao outro para que ele te desrespeite?

Reconheça o valor que Deus te deu! Jesus pagou um alto preço por nós na cruz do calvário. Tome posse do seu valor diante de Deus!

Uma coisa que mostra que a nossa estima é baixa, é quando muitas vezes não nos aceitarmos do jeito que somos. 

O outro gostar de você ou não é problema do outro, temos que ser confiantes e aceitarmos a nós mesmos.

Não adianta fazer um teatro para convencer o outro a te amar, se você fizer assim, o outro amará um personagem e não você.

Outra coisa que revela uma estima baixa é a dificuldade para dizer não.

Isso acontece quando fazemos o que não podemos para que alguém não deixe de nos amar. Estabeleça limites, aprenda a dizer não quando necessário. As pessoas devem nos amar não pelo que podemos oferecer, mas pelo que somos. 

Um tópico a ser considerado: Pessoas que não delegam, tem medo que o outro faça melhor.

O nosso valor está em quem somos, independente da posição que qualquer pessoa ocupe.

Precisamos aprender com Jesus - Dê força para o outro para que ele também possa crescer. 

Jesus convidou Pedro a andar com Ele sobre as águas. Jesus poderia ter lembrado a Pedro sua condição de pecador, mas Ele estendeu a mão para ele.

Uma coisa que atrapalha quem tem uma estima baixa é o medo da mudança.

Muitas pessoas estão estagnadas nas empresas porque as mesmas têm medo do novo. Quantas coisas novas você fez na vida pela primeira vez? Tudo! Somos provados para sermos aprovados. 

Se você não consegue confiar em você, confie nas promessas de Deus.

Quando criança a nossa estima é formada através dos olhos dos outros. Partindo do ponto que o outro também tem problemas, precisamos nos ver através dos olhos daquele que tem o olhar perfeito - Jesus. A Palavra de Deus diz que somos mais que vencedores!

Muitas vezes acreditamos que somos como galinhas, somos inseguros, ficamos com medo, mas a nossa essência é a da águia e precisamos tomar posse disso.

Como você usa as asas que Deus te deu? Na tempestade a galinha se encolhe e tem medo dela mesma. A águia aproveita a tempestade para voar mais alto. Creia: o desafio que você está passando é só um impulso para tirar você do lugar.

Não se prenda, acredite em quem você é em Cristo Jesus. "Porque em Cristo Jesus, somos mais que vencedores!" Confie em você!

Dra. Elizabeth Pimentel
Edição: Renata G. Santana  

Nenhum comentário:

Postar um comentário