sexta-feira, 11 de maio de 2012

A Responsabilidade Maternal


"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.  Provérbios 22:6

Toda menina nasce brincando de casinha. Os presentes das meninas são sempre uma bonequinha, um jogo de panelinhas, um bêbe de brinquedo, etc, tudo gira em torno do que um dia deverá ser real na vida delas.

As meninas crescem com um sentimento que um dia serão mães. Mas, o que é ser mãe? Dá-se o nome de mãe a toda aquele que gera e dá a luz a um novo ser. Mas creio ser muito mais que isso. Tenho visto exemplos belíssimos de mães e outros exemplos que definitivamente jamais devem ser copiados. Um dos erros cruciais de uma grande parte das mães do nosso século é a omissão.

Mães que se omitem na educação de seus filhos deixando-os tomar suas próprias decisões sem contestá-los em seus eventuais erros, produzindo homens e mulheres sem caráter e sem temor de Deus!

A Palavra de Deus diz que os filhos são herança do Senhor. Você tem cuidado da herança que Deus te deu? Tem instruído seu filho (a), no caminho em que deve andar? Qual exemplo você tem dado como mãe, como mulher de Deus? Ana, mãe do profeta Samuel o ensinou o temor a Deus e a confiar n’Ele. A devoção de Samuel e o seu amor pelo Senhor foram frutos também do testemunho de vida de sua mãe.

Joquebede, mãe de Moisés, foi uma mãe que deixou um legado de coragem e fé em Deus.

Maria deixou para Jesus um legado de obediência, gratidão e adoração.

A Biblia tem belíssimos exemplos de mães que deixaram legados a serem seguidos, mas também deixa péssimos exemplos de mães, como Agar, que usava o fato de ter tido um filho com Abraão,(Ismael) para provocar Sara a ira.

Jezabel que ensinou a seu filho Jerubaal a não temer a Deus e se prostrar perante Baal.

Rebeca que estímulou em seu filho Jacó o caminho do engano, dentre outras.

Não sei qual tipo de mãe você é, ou qual legado tem deixado, mas saiba que da herança que Deus colocou em suas mãos, o Senhor te pedirá contas!

Não seja omissa na educação de seus filhos, os frutos de uma educação pautada no temor a Deus serão visíveis e trarão alegrias imensuráveis a sua vida assim como foi com Ana e Joquebede, mães dos maiores profetas da nação de Israel.

Parabéns a todas as mamães!

Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário