domingo, 27 de maio de 2012

Vida profissional à luz da Bíblia - Os 4 profissionais da Babilônia Corporation


Daniel, Ananias, Misael, Azarias eram jovens israelitas e na época em que viveram existia uma empresa chamada ‘Babilônia Corporation’ que estava dominando todos os mercados. Assim como a Appel, a Microsoft invadem o mercado hoje, na época essa empresa invadia os mercados com o seu exército.

Essa empresa invadiu Israel e procurou  os melhores jovens, os mais capacitados, levando-os  para um programa de Trainne.

O presidente dessa empresa, o rei Nabucodonosor disse a Aspenaz, o chefe de Recursos Humanos: Então o rei ordenou que Aspenaz, o chefe dos oficiais da sua corte, trouxesse alguns dos israelitas da família real e da nobreza;jovens sem defeito físico, de boa aparência, cultos, inteligentes, que dominassem os vários campos do conhecimento e fossem capacitados para servir no palácio do rei. Ele devia ensinar-lhes a língua e a literatura dos babilônios.
Daniel 1:3-4
Está descrito aí um concurso público. Houve então um treinamento. Vieram muitos jovens de Israel, mas desses jovens apenas quatro decidiram não se misturar com as práticas da Babilônia Corporation. Eles assumiram uma postura que hoje, politicamente não é correto.

“Todo mundo trai, todo mundo bebe, todo mundo engana, mas não vamos nos compactuar com isso.”

Aspenaz temeu essa decisão, mas os jovens foram habilidosos e convenceram o RH.

Para não se contaminar com as iguarias da Babilônia, Daniel, Azarias, Misael e Ananias foram habilidosos. 
Isso é política – eles foram altamente políticos. Você tem sido habilidoso ou arrogante?

Em cima da sabedoria que eles tinham, Deus veio e multiplicou essa sabedoria. Deus não capacitou os escolhidos, Ele escolheu os capacitados, os esforçados, aqueles que estudaram que tinham cultura.

Se Deus multiplicar aquilo que você tem feito por 200, a sua vida melhora, ou piora?

No capítulo 2,  Nabucodonosor teve um sonho e chamou todos os  ministros, sábios, para interpretar seu sonho, mas nenhum foi capaz interpretá-lo.

Nabucodonosor decidiu então que mataria a todos, pois não houve quem fosse capaz de  interpretar o seu  sonho. Ainda é assim hoje. Se o funcionário não conseguir interpretar o sonho da empresa ele morre.

Daniel quando ouviu aquele veredito pediu um prazo para o rei e chamou a equipe e levou seus problemas profissionais a Deus. Diante das crises, peça um prazo.

Deus ouviu Daniel e seus amigos, e disse a Nabucodonosor:Então Daniel foi falar com Arioque, a quem o rei tinha nomeado para executar os sábios da Babilônia, e lhe disse: "Não execute os sábios. Leve-me ao rei, e eu interpretarei para ele o sonho que teve". 
Daniel 2:24

Daniel tinha a resposta, ele podia muito bem ter livrado a própria barra e permitido que todos os outros morressem. Mas ele não agiu assim com o seu concorrente. Como você age com os seus concorrentes?

Um inimigo leal é semelhante a um amigo. Trate o seu concorrente com lealdade.

Daniel era um funcionário fantástico, ele queria emprego também para seus amigos. Veja o verso 49: “Além disso, a pedido de Daniel, o rei nomeou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego administradores da província da Babilônia, enquanto o próprio Daniel permanecia na corte do rei.Daniel 2:49

Você quer sucesso? Não decida tão rápido, decisões rápidas, geralmente são equivocadas.
No Capítulo 3, o rei Nabucodonosor, decidiu que deveria ser adorado. Mas os amigos de Daniel que tiveram seus nomes trocados para Mesaque, Sadraque e Abdnego, falaram que não podiam seguir essa instrução profissional.

E numa audiência com o presidente da empresa, Nabucodonosor disse: “É verdade, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que vocês não prestam culto aos meus deuses nem adoram a imagem de ouro que mandei erguer?Daniel 3:14

Será que você não vai ser corrupto, será que você não vai querer que seu concorrente morra... será que você não vai sonegar impostos?” Isso seria muito ofensivo! Foi assim que Nabucodonosor se sentiu – ofendido!

“Agora, porém, quando vocês ouvirem o som da trombeta, do pífaro, da cítara, da harpa, do saltério, da flauta dupla e de toda espécie de música, se vocês se dispuserem a prostrar-se em terra e a adorar a imagem que eu fiz, será melhor para vocês. Mas, se não a adorarem, serão imediatamente atirados numa fornalha em chamas. E que deus poderá livrá-los das minhas mãos? " Daniel 3:15

Sadraque, Mesaque e Abdnego deram uma resposta muito clara: "Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer". Daniel 3:17-18 -  Os três jovens ofenderam o presidente.

Infelizmente muitos crentes hoje querem servir a Deus se Ele os livrar da fornalha. Mas Mesaque, Sadraque e Abdnego estavam dispostos a servir a Deus independente d’Ele os livrar ou não.

Esses jovens foram para a fornalha. Você está disposto a ir para a fornalha para não se adequar ao sistema corrupto desse mundo?

Deus honrou a atitude desses jovens e o Senhor não permitiu que eles ao menos ficassem com cheiro de fogo.

O tempo passou e Daniel recebe a notícia que se ele não se prostrasse diante dos deuses da Babilônia, ele iria para a cova dos leões.

Daniel não incomodava as pessoas pela religião que elas tinham, mas ele se definia. Daniel foi para a cova dos leões, mas não negociou a sua fé.

Sempre haverá um anjo na cova dos leões  - às vezes é para fechar a boca dos leões e às vezes para levar a pessoa para o céu. Você está preparado para ir para a cova dos leões?

Como está a sua vida profissional? Não encontraram nada de errado na vida profissional na vida de Daniel – a única coisa que encontraram na vida de Daniel é que ele adorava o Deus de Israel de janela aberta.

Daniel era dedicado, educado, habilidoso, firme e o único ponto ‘fraco’ dele era adorar o Deus Vivo!

Que esse seja também o seu ‘ponto fraco’ – Seja um profissional diferente! Viva pela fé, independente de ser ameaçado de ir para a fornalha ou para a cova dos leões.

Dr. William Douglas
www.williamdouglas.com.br
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário