domingo, 29 de dezembro de 2013

Deixe as coisas de menino

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.” 1 Coríntios 13.11. 

É preocupante quando uma criança não gosta de brincar, de rir. 

No texto bíblico o apóstolo Paulo exorta a igreja porque existem pessoas que são adultas e querem viver como crianças

Gente que não quer crescer, amadurecer, não quer deixar a casa dos pais e muitas vezes quando se casam correm para a casa da mamãe, do papai. 

Uma característica da criança é fazer birra. Muitas vezes o menino ou a menina quer alguma coisa e chora, faz beicinho e não sossega enquanto não consegue, mas, e o adulto que já deveria compreender que nem tudo poderá ter e se porta como criança?
Há coisas que são de criança e coisas que são de adulto. Há pessoas que não receberam em 2013 uma posição, porque são verdadeiramente crianças. 

“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis, Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais? Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Por isso, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.” 1 Coríntios 3.1-7

A criança quer o desejo satisfeito não importa a que custo, muitas vezes, o adulto age da mesma maneira. A pessoa tem 50 pares de sapatos, vai ao shopping e tem que comprar mais um. Muitos já eram para estar vivendo como adultos e estão vivendo como crianças. 

Tenha postura e linguagem de adulto. Um adulto precisa procurar estudar, ter uma profissão, procurar uma pessoa para formar uma família.
E em qual idade a pessoa já é considerada um adulto? Acima de 18 anos a pessoa já é responsável por seus atos.   

Uma criança pensa apenas no momento, nos benefícios próprios, mas um adulto precisa pensar num todo, cuidar da saúde, ser decidido, ter responsabilidades. 

Pare de agir como criança! Pare de pedir a sua mãe para lavar suas roupas, de ligar para ela para falar o que seu marido falou na hora da briga... Amadureça. 

Há muitos marmanjos andando como meninos, falando como meninos, vestindo como meninos, a pessoa não se situa. 

Tem gente que não consegue raciocinar como adulto, não vê a situação lá na frente. É necessário amadurecer.  

O adulto raciocina antes de agir, não é inconsequente!  Raciocine e aja como adulto porque você já tem idade de adulto. 

A Bíblia diz que Paulo acabou com as coisas de menino. Ele tomou a decisão de mudar, porque viu que já não era mais criança. Nós é quem decidimos acabar ‘com as coisas de menino na nossa vida’.
 
Decida parar de fazer beicinho dentro de casa, a estudar, a trabalhar, a parar de ficar nas costas dos seus pais, a limpar seu nome....

Muitos casamentos estão destruídos porque as pessoas são infantis. O casamento é coisa séria, é na alegria e na dor, é um dia um estar bem e o outro não e haver maturidade, diálogo.  É preciso ser maduro no casamento.

Deus falou com Moisés: “O povo quer água, quando você chegar diante da rocha peça água, quando o povo pedir pão vou fazer cair pão.” Mas qualquer coisa que acontecia o povo queria voltar para o Egito. O povo era imaturo.

QUANDO COMEÇARMOS A AGIR COMO ADULTOS, DEUS NOS TRATARÁ COMO ADULTOS!

Não baseie suas atitudes no que os homens fazem, seja maduro para entender que  homens falham, aquele que está de pé cuide para que não caia!

Chegou a hora de amadurecermos para o Senhor nos confiar coisas grandes!

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário