domingo, 29 de dezembro de 2013

Reconsidere a sua vida

“No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, dizendo: Assim fala o Senhor dos Exércitos, dizendo: Este povo diz: Não veio ainda o tempo, o tempo em que a casa do Senhor deve ser edificada. Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta? Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor.”  
Ageu 1.1-8


Temos nesse texto uma exortação profética através do profeta Ageu, ele repete a expressão: “Considerai esse tempo... veja onde os caminhos de vocês os tem levado!”  O contexto dessa passagem é simples: o povo de Deus foi escravizado e  levado para uma nação estrangeira, o povo dominador arrasou com a terra de Israel, mas o Senhor com a sua misericórdia traz de volta seu povo para a sua terra. Deus é um Deus de possibilidades, de novas chances.

Mas aconteceu algo estranho. Ao invés do povo de Israel ser grato a Deus, voltou as costas para o Senhor e passaram a seguir o curso de suas próprias vidas.  Eles se esqueceram do principal que é Deus, pararam de reconstruir o templo do Senhor para se aterem as suas próprias construções.

- Reconsidere sua vida

Então o Senhor levanta o profeta Ageu que diz: “Considerai os vossos caminhos!” Vemos aqui uma exortação veemente. Porventura é para vós tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica deserta?”


Reconsidere seus caminhos, ações, palavras... Não podemos ser indiferentes a Deus. A pessoa que é indiferente a Deus sempre dá desculpas para não se envolver com as coisas d'Ele.  Reconsidere suas desculpas esfarrapadas para servir ao Senhor.  

O grande problema são as desculpas. Temos que parar de tentar ‘encaixar’ Deus na nossa agenda, Ele tem que ser o núcleo da nossa agenda. 

 - O Povo estava se preocupando mais coisas de fino acabamento do que com as coisas de Deus

O reino de Deus precisa estar em primeiro lugar. (Muitas pessoas pensam que podem fazer tudo que querem e se esquecem de Deus, elas possuem bens, mas não tem paz, não tem prazer naquilo que construíram, que adquiriram.)  Pr. Jorge Linhares

- Letargia espiritual

O povo era preguiçoso com as coisas de Deus. Tem gente que é animado para tudo e para Deus reserva apenas as sobras.  É impressionante como damos qualquer desculpa para não irmos à casa do Senhor.

O salmista disse no Salmo 119.59: “Considerei os meus caminhos, e voltei os meus pés para os teus testemunhos.”

- Estabeleça prioridades para a sua vida

Quem tem prioridades, tem objetivos. Priorize as coisas de Deus.

- Leia mais a Palavra de Deus

Iniciaremos na Mocidade, um plano de leitura bíblica do Novo Testamento em um mês. As pessoas não estão lendo a Palavra de Deus. Há pessoas que sabem tanto de tantas coisas, filosofia, cultura, mas não sabem nada da Bíblia.

- Ore mais

Tempo é questão de prioridade. Priorize Deus! “Busque em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.”

- Persevere mais nos caminhos de Deus


A vida é cheia de ‘nãos’, mas onde o homem coloca um ponto final, Deus vai e coloca uma vírgula.

Fique firme nos caminhos de Deus, peça e você será atendido, bata e a porta se abrirá, o problema é que desistimos muito facilmente. Precisamos nos envolver mais com as coisas de Deus, quando permanecemos nos caminhos de Deus, Ele nos usa cada vez mais.

Não viva de estoques velhos, de experiências do passado. Deus tem uma nova porção para a sua vida, Ele tem coisas novas.

A promessa de Deus para a sua vida é: “Eis que estarei convosco todos os dias da sua vida.”

(Muitas vezes as coisas não acontecem na nossa vida porque não priorizamos o que para Deus é prioridade. ) Pr. Jorge Linhares


Pr. Davi Lago 
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário