terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Não olhe para trás

"Tu, porém, vai até ao fim; porque descansarás, e te levantarás na tua herança, no fim dos dias." Dn 12.13

“E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.”  Lucas 9.57-62.

Por que é importante comemorarmos o fim de ano? Por que Deus estabeleceu épocas? Porque precisamos nos avaliar. Será que tudo que está acontecendo conosco hoje é  o que Deus quis? Será que poderíamos estar terminando esse ano de forma melhor?

Há pessoas que não produziram nada em 2013, planejaram tirar a carteira, estudar, comprar uma casa, chegou junho, julho, alguém o desafiou, você ficou animado, mas não fez nada e o ano terminou.

Talvez você diga: “No próximo ano vou fazer, vai acontecer...!” Mas até quando você irá postergar decisões, continuará com os amigos que o levam para as coisas erradas? Até quando você perderá as oportunidades que Deus te dá?

Existem coisas que podemos adiar e coisas que não podemos. Por isso Deus disse a Daniel: “Tu porém vai até o fim, porque um dia você irá descansar, mas agora é hora de fazer.”

Não podemos impedir que as aves façam ninho, mas podemos impedir que elas façam ninho na nossa cabeça. Existirão momentos que não poderemos olhar para o lado, mas teremos que tomar a nossa própria decisão.

O jovem rico, queria sepultar o pai primeiro antes de seguir a Jesus, mas o Senhor disse que ele tinha que definir. Será que aquele rapaz não tinha parentes para sepultar seu pai?

Quem olha pra trás não olha pra frente. O problema de quem olha pra trás é que o caminho da pessoa fica um caminho torto.

Não se deve chorar pelo leite derramado, é hora de caminhar, de ir pra frente. Vai ficar com a sua vida travada? O rapaz não quis namorar você, você vai ficar com a vida parada?  Não conseguiu passar num concurso, não vai querer estudar mais?

Muitas vezes não estamos onde queremos, mas onde precisamos estar. Daniel nunca quis estar numa cova de leões, mas, foi preciso. Paulo nunca quis tomar chibatadas em praça publica, mas foi preciso. Jesus não queria ir para a cruz... “Se possível for passa de mim esse cálice...” mas era preciso.

Por isso o Senhor disse a Daniel: “Vá até o fim” Siga em frente, caminhe, olhe para frente, 2014 está aí! Tome uma posição!

Algumas vezes no ministério pensei em desistir. Morava num bairro longe, meus filhos estavam pequenos, a igreja não tinha dinheiro para pagar uma conta de luz, mas, olha hoje... a Igreja Batista Getsêmani é referência em todo o mundo para honra e glória do nome do Senhor Jesus. Eu não sabia que as provações eram um treinamento de Deus. Não sabia que as provas da minha vida seriam tão úteis para mim.

Deus disse: “Eu fiz a nação de Israel passar por um caminho mais difícil para ver onde estava o coração deles.”

Pare de ser melindroso, tome posição, olhe para Jesus, não olhe para trás, siga o teu caminho, porque um dia a recompensa virá

Pr. Jorge Linhares
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário