segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Não se contamine


“No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de babilônia, a Jerusalém, e a sitiou. E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus. E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes,
Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.
E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias; E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego. E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.”  Daniel 1. 1-9

O rei Nabucodonosor não queria chamar qualquer pessoa para estar diante dele.  Não podemos ser ‘qualquer pessoa’. Deus procura pessoas que se sobressaiam. Que sejam diferentes. 

A história de sucesso na Bíblia é de pessoas que tomaram atitude, posição. Na história bíblica, Deus sempre procurou pessoas que não se contaminaram. 

Deus honra a vida de seus filhos, aqueles que se mantém fieis a Ele. Você é escolhido (a), não é qualquer pessoa!

Nabucodonosor queria jovens sem nenhum defeito,  jovens de boa aparência, que fossem estudados,  sábios – (Sabedoria é conhecer a Palavra de Deus. Você nunca viu uma faculdade dar um diploma de sabedoria, porque só Deus tem sabedoria, Ele é a sabedoria),  que soubessem se portar, sábios, competentes.

Daniel e seus amigos apareceram diante do Rei Nabucodonosor e foram aprovados, mas, Nabucodonosor disse que eles participariam de tudo no palácio, inclusive, da comida do rei. 

Daniel chamou o chefe dos Eunucos e disse que eles não comeriam a comida do rei, nem beberiam da sua bebida. Daniel e seus amigos tomaram posição, se mantiveram firmes  e não se contaminaram, por causa disso foram premiados por Deus.  Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.”

“E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.” Daniel 1.20.

Deus é quem nos dá inteligência para ocuparmos posições de destaque. Tudo vem d’Ele. Dê glória a Deus e que você seja uma pessoa  de posição, que  se defina e não se contamine com as ‘finas iguarias do rei’.

Pr. Jorge Linhares          
Edição: Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário