segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Tudo passa

“E Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado de ambos os pés; era da idade de cinco anos quando as novas de Saul e Jônatas vieram de Jizreel, e sua ama o tomou, e fugiu; e sucedeu que, apressando-se ela a fugir, ele caiu, e ficou coxo; e o seu nome era Mefibosete.”
2 Samuel 4:4

Certa  vez ouvi um pastor dizer: “Tudo passa, até as alegrias, ninguém vive infeliz ou feliz pra sempre!”  É verdade, a vida tem momentos de tristeza e de alegrias também. Alguns momentos parecem se estender mais que os outros e o ruim é quando estes são momentos de dor, de angustia, insegurança, aflição.

Quem sabe você está vivendo um momento que não gostaria, nem desejaria para ninguém? Talvez uma doença, desemprego, uma separação, indecisão, duvidas, medo, humilhação... seja o que for, saiba que TUDO PASSA.

Mefibosete, filho de Jônatas, tinha um titulo: “Filho do futuro Rei de Israel”, de acordo com a linhagem sucessória ao trono, era rico, quantos sonhos deveriam permear em torno de Mefibosete?

Provavelmente seria um excelente guerreiro, por certo, deveria estar sempre bem vestido, deveria dormir num quarto esplêndido,  estudaria com os melhores professores, quem sabe faria grandes expedições, seria um excelente arqueiro?

Ele sempre teria as melhores festas de aniversário, e se assentaria por direito sempre à mesa do Rei, mas um infortúnio atingiu sua trajetória, logo no início de sua vida, quando ainda era um bebê. Os filisteus atacaram Israel e a babá de Mefibosete na fuga, deixou-o cair e ele ficou aleijado.

O bebê rico, fica pobre e aleijado de uma hora para outra. Como alguém poderia imaginar que isso aconteceria?

Existem coisas que não imaginamos que acontecerão, elas aconteceram na vida de Mefibosete.

Ele cresceu pobre e à margem da sociedade. Se hoje já é difícil para uma pessoa que tem deficiência física, imagine naquela época, naquela cultura. Para Mefibosete a sentença fora dada: Infeliz, miserável, desprezado, para sempre.

Mas Deus coloca ‘vírgulas’ e ‘más’ nas nossas vidas, quando menos esperamos. A Bíblia narra que Davi, agora rei, sentiu no coração, a necessidade de abençoar os da linhagem do seu amigo Jônatas.

“Há alguém da casa de Saul que eu possa abençoar?” Quando Deus quer nos abençoar, ele faz com que aquele (a) que pode nos abençoar, se lembre de nós.

Um servo de Davi se lembrou de Mefibosete e disse: “Há meu senhor, em Lodebar (terra de tristeza e dor) há o filho de Jônatas, seu nome é  Mefibosete.”

Davi respondeu: “Mande chamá-lo”. Foram até Lodebar, vestiram Mefibosete com o melhor, porque na presença do rei devemos entrar com as melhores vestes, não podemos entrar de qualquer maneira. (Na presença de Deus entramos com vestes brancas, coração puro, quebrantado) e fizeram Mefibosete assentar-se à mesa do rei.

À partir daquele momento, Mefibosete assentaria enquanto vivesse à mesa do Rei Davi – o direito lhe foi restituído! O tempo da tristeza, da dor, da humilhação, acabou. Aquilo que parecia eterno para Mefibosete passou, porque tudo passa.

Está desanimado, triste, ferido, sem esperança? Vai passar! Você se assentará à mesa do Rei, se alegrará e todos verão o agir do Senhor na sua vida, creia!


Renata G. Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário